domingo, 29 de agosto de 2010

A SIMPLICIDADE - Lucas 8:40-56. (Pr. Jidlafe Rosa Rodrigues).

INTRODUÇÃO: Quantos teem filhos? Muitos! E todos nós que temos filhos sabemos como eles são preciosos para nós! Como amamos cada um. Pode serem muitos filhos, mas os pais os amam da mesma forma. Agora imagine quem tem só um! Filho único! Todos os cuidados para um só, todo carinho e as vezes até chega a ser exagerado. Aqui em Lucas 8 encontramos a experiência de Jairo. E Jairo só tinha uma filha. Uma menina de 12 anos de idade.
Esta menina hoje vai representar a nossa esperança, nossos sonhos, nossas necessidades, nossas realizações, nossos cuidados, e nossos momentos de "beco sem saída"!


Qual é  tua menina de 12 anos?


I - SITUAÇÕES IMPOSSÍVEIS.


- Falaremos hoje de situações impossíveis, reação ansiosa, momentos de solidão, períodos de insegurança... enfim de tempos difíceis!
O que fazer numa situação destas?
Quem vai nos ensinar é o nosso irmão Jairo.
Voltemos para Lucas 8 verso 41. "Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa. 42 Pois tinha uma filha  única de uns doze anos, que estava à morte."


Jairo veio a JESUS, prostrou-se aos pés de Jesus.
Jairo suplicou. Entra na minha casa! Tenho uma filha de 12 anos que está à morte!
Jairo se desprendeu de tudo e foi a Jesus. Ele era um homem importante, porém sem preconceitos. Correu e prostrou-se aos pés de Jesus.


Aplicando: Você sabe porque você não consegue muitas bênçõas?
Porque não se desprendeu!Faça como Jairo, desprenda-se de tudo e prostre-se aos pés de Jesus. Ás vezes ficamos emaranhados com alguma coisa que nos impede a bênção.


NÃO FIQUE AGARRADO COM AS COISAS! Corra pra Jesus! Vá ao seu encontro e o busque e, ele vai trazer a resolução.
JESUS atende a Jairo. Jesus diz: Sim, eu vou lá. E foi, porém... na ida, no caminho, na rua, entre a multidão; que  o cumprimia... Jesus pára, porque alguém o tocou. E Jesus quer saber quem o tocou. JESUS SE IMPORTOU COM O TOQUE DE ALGUÉM. E era alguém necessitado. 
Jesus é assim! Se importa conosco, se importa com os toques de alguém!
Verso 42 (b) a 48. Era uma mulher que a doze anos sofria de uma hemorragia. Muito incômodo! Muito desgaste, muita despesa! Mas foi a Jesus e ele a curou.


E Jairo? Ficou quietinho! Esperando.
NOTA: Jairo, além de espiritual, era muito educado. Sabia esperar. Se fosse eu, talvez não tivesse me comportado desta maneira. Teria ao menos reclamado: "Por que Jesus parou, Ele não sabe que minha filha estáà morte? Ele não já está me atendendo? Por que não deixa este outro atendimento para depois de mim?"


Não! Jairo não reclamou! Jairo ficou tranquilo, ele confiou no serviço de Jesus.


II - JAIRO ESPEROU CAMINHANDO E CAMINHOU ESPERANDO.


          - Jesus não tem compromisso com o tempo.
          - Jesus sabe todas as coisas.
          - Jesus conhece o início, o meio, e o fim.
Jairo esperou, deixou Jesus atender aquela mulher. Mas, Pedro, (como sempre), parecia mais ansioso do que o próprio Jairo, pois quando Jesus parou e perguntou: "Quem me tocou?" Pedro falou: Mestre, a multidão te oprime e tu dizes, "quem me tocou?" 
NOTA: (Que turma é essa que acompanha Jesus, são alunos dele, discípulos, e.... age desta maneira?)
Bem, Jesus insistiu: "Alguém me tocou..." Sabe-se que a própria mulher se aproximou e confessou que tinha sido ela e que já tinha recebido a bênção de cura! A bênção a tanto tempo desejada. Neste ínterim, chega alguém da parte do chefe da sinagoga (Jairo), e fala: "Senhor Jairo, não incomodes mais o Mestre, pois a tua filha já morreu!" v49. Jesus ouvindo a conversa, olhou para Jairo e falou:"Não temas, crê somente, e ela será salva".


III - JAIRO CONFIOU NO SENHOR.
Jairo confiou. Jairo acreditou no Senhor Jesus.


("Jairo esperou (no Senhor) caminhando, e caminhou esperando!")
O Senhor Jesus abençoou a mulher do fluxo de sangue, e continuou a ida à casa de Jairo, juntamente com ele e a comitiva.


PALAVRA CHAVE - CONFIAR. 


Ao chegar na casa de Jairo Jesus ainda foi zombado, tido por doido, por aqueles que faziam o velório. Jesus falou que não precisavam chorar, pois a menina estava apenas dormindo.
Jesus a fez se levantar.Agora é só alimentá-la.


Conclusão: Eu confio no meu Deus.


Jairo orou.
Jairo se prostrou.
Jairo caminhou.
Jairo confiou.


Houve motivos para desmotivação. Sempre há. 
-A menina já está morta!
-Não incomode mais o Mestre!
A bênção veio.
-Jairo confiou diante da morte.
Resultado.
-A menina levantou-se.
-Levanta-te.
-Chega de marasmo!
-Não desista.
-Em Cristo você pode todas as coisas.
-Estamos assentados com Ele nos lugares celestiais.
-Tá na hora.
-Levanta-te!(v 55) e alimenta-te!
Aplicação: Quem é essa menina pra você?


Oração: Prostre-se diante do Senhor,coloque a sua necessidade diante de Deus.
Amém.

5 comentários:

  1. Glórias a Deus pr. Jid!! Esta Palavra é uma gde lição p/ nós!! Pois a tendência do ser humano é esperar parado!... quem disse q é p/ ficar parado ao esperar?? A Palavra nos ensina exatamente o contrário: espere caminhando, e caminhe esperando!! Amém! Uma linda revelação do Espírito Santo de Deus p/ nossas vidas!
    Graça e Paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus! Como é bom saber que há pessoas sendo abençoadas com a Palavra de Deus.

      Excluir
  2. LOUVADO SEJA DEUS .DEUS ABENÇOE PR.JID PALAVRA MUITO ABENÇOADA DA PARTE DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS . PR.PAULO - CIDADE - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP

    ResponderExcluir
  3. Temos que confiar mesmo diante das provações ! Grande palavra para meditar o quanto o Senhor Jesus é Senhor até na morte !

    ResponderExcluir