quarta-feira, 6 de outubro de 2010

NO RESTAURANTE DE DEUS

PREPARAS-ME UMA MESA...
Há mesas preparadas de muitas formas e para diferentes ocasiões. Mesas preparadas para a família, para banquetes, para aniversários, ceias de fim de ano e mesas preparadas em plena relva. Falaremos desta mesa, preparada por Jesus, no relento, na relva em Betsaida Julias..Trata-se de um retiro para descanso dos discípulos e Jesus, após dias de lutas, preocupação e tristezas profundas pela perda do irmão João Batista que havia sido decapitado pelo rei Herodes.(Marcos 6:31-32).
Então se retiraram dali para um lugar deserto e solitário. Lugar sossegado, pouco povoado, que ficava nas cercanias de Betsaida Julias pequena cidade do outro lado do mar da Galiléia ou mar de Tiberíades.

Jesus tinha passado o dia todo atendendo ao povo, curando, alimentando, aconselhando, esclarecendo-os da verdade. O povo não queria deixá-lo! O povo o seguia.

E enquanto Jesus e os seus discípulos tomaram o barco e navegavam para o outro lado, o povo, a multidão, corria a pé, uma distância de 8km, pela praia e chegaram primeiro.

Jesus queria ficar às sós com seus discípulos, mas... o povo queria continuar junto dele. Quando sentimos a necessidade de Cristo é assim! Não medimos distância! Vamos quer seja a pé, a cavalo, de carro ou de trem.... vamos. Isso acontece, quando temos fome da palavra de Deus, quando queremos ser abençoados e vitoriosos. O povo aprendia de Jesus.


"Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus, e lhe disseram: O lugar é deserto e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer." (Mateus 14:15).
Jesus manda que dêem comida ao povo. Comida para uma multidão de mais de cinco mil pessoas fora as mulheres e as crianças? Não temos dinheiro suficiente Mestre!


Alguém falou: Há aqui um garoto com um lanche: 02 peixes e 05 pães de cevada, mas o que é isso para tanta gente?
Jesus pediu o lanche do garoto, mandou que o povo se assentasse em grupos de 50 e de 100. O povo se organizou em mesas, assentados, "no restaurante de Deus em plena relva!" Abençoou o alimento  e começou a quebrar o pão, ou, seja, começou a dividir os pães e os peixes.
O povo foi servido, saciou a fome, e ainda sobraram 12 cestos de pedaços de pão.


Uma mesa preparada, e um alimento milagrosamente multiplicado! Um povo farto e ainda sobrou!


Com Jesus é assim! Se a mesa tem o controle de Jesus Cristo, torna-se uma mesa farta, uma mesa abençoada.


A palavra de Deus é  na verdade, o seu restaurante. Se nos assentarmos "no restaurante de Deus" teremos com certeza, uma vida farta, abundante, fascinante! Teremos abundância de alegria, sabedoria, paz, tranquilidade, benignidade e capacitação. Nos tornaremos pessoas altruístas! E se somos altruístas, seremos pessoas dignas, capaz de compreender o outro, tomando o seu lugar, capaz de perdoar, enfim capaz de amar. Seremos vacinados contra o estrelismo, o egocentrismo e individualismo. Pois ser altruísta é na verdade conhecer o segredo da afetividade social. É saber proteger quem nos cerca, é ser desprendido, generoso. É saber expressar a grandeza da alma! É ser  verdadeiramente humano.


A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, é portanto a figura mais apropriada  de um "Restaurante". "O Restaurante de Deus!" É nela que vamos encontrar o alimento espiritual, e foi ali que o Senhor Jesus preparou a mesa onde devemos nos alimentar.


Para que uma mesa seja preparada, há um preço! Para Jesus preparar a mesa da salvação, custou a sua própria vida.


Os grandes criadores de ovelhas como Davi, sofreram para  preparar-lhes a mesa. Eles costumavam levar suas ovelhas para lugares altos, regiões montanhosas, no verão, afim de dar para seus rebanhos, a melhor pastagem. Essas regiões altas das montanhas, são conhecidas como "platôs" (palavra que vem da lingua espanhola). Estes "platôs" são chamados de "mesa" especialmente no Oeste dos Estados Unidos e no sul da Europa e são muito procurados pelos criadores de ovelhas.
Preparar a "mesa" para as ovelhas no alto da montanha era um desafio! Pois se o terreno fosse desprovido de sais minerais, o criador se encarregaria de lançar-lhe sais minerais. 
Se houvesse plantas daninhas, o criador teria de arrancá-las uma a uma com as mãos. Para que esse trabalho se processasse, os criadores e seus servos teriam de abaixarem-se, levantarem-se, abaixarem-se e levantarem-se, até que todo o processo se completasse. A essa demanda Davi chamou de "preparar uma mesa na presença dos inimigos".


Plantas daninhas! Há diferentes tipos de plantas daninhas. Na Igreja, no colégio, na universidade...no trabalho...


Cuidado com as plantas daninhas! Meus queridos jovens, minhas princesinhas, meus amáveis adolescentes, cuidado com as plantas daninhas! Vamos arrancá-las pela raiz antes que sejam aprofundadas? Há planta daninha parecedíssima com o trigo! Ah! é justamente aqui que o cuidado deve ser realçado.


Como combater as plantas daninhas?


1) Lendo a palavra de Deus. Lendo a palavra e meditando-a, você estará se fortalecendo. Uma vez fortalecido terá forças e energia para arrancá-la pela raiz. Meditando na Palavra, você estará calçando os seus pés com a preparação do evangelho da paz, (Efésios 6:15), e terá respaldo divino para enfrentar o inimigo. E com seus próprios pés, machucará tais plantas satânicas!


2) Orando.  "Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." (Efésios 6:18).


3) Andar cingido com a verdade. "Estais, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos com a couraça da justiça". (Efésios 6:14).


4) Andando na obediência. A Deus, aos pais, à liderança da sua Igreja, às autoridades que são constituídas por Deus.


Um conselho: Faça do seu coração uma mesa onde o Senhor Jesus possa estar todos os dias.                       Entronize Jesus Cristo no seu viver! E você será completamente vitorioso!


Que Deus te abençoe!


(Postado por: Missionária O.R.Rodrigues.(Fragmentos do livro "No Restaurante de Deus" da autora: Osmarina Rosa Rodrigues - Editora Prêmius).




PREPARAS-ME UMA MESA (II)


Na mesa que veremos hoje, falaremos mais de temperos.
Começaremos com o sal. Ele é indispensável à mesa.


Sal é uma substância dura, friável, solúvel, seca, de gosto acre, empregado como tempero.
Há diferentes tipos de sais:
Sal gema - encontra-se cristalizado na terra.
Sal marinho - é  sal comum, extraído da água do mar.
Sal amônio - o cloridrato de amônio.
Sal amargo - inglês ou de sedlitz, o sulfato de magnésia.
Sal de Glauber - o sulfato de  soda.
Sal d saturno - o acetato d chumbo cristalizado.
Sal de azedas - o biocolato de potassa.
Sal Júpiter - cloreto de estanho.
Sal dos filósofos - da terra, de vidro ou do mar, o mercúrio.
Sal figurativo - é também o que há de fino, vivo numa conversa ou numa obra de espírito.
Sais voláteis -são sais que se dão para respirar, para reanimar os sentidos: frascos de sais.

O sal ou cloreto de sódio encontra-se na natureza em grande abundância, seja no estado de rocha ou sal gema, seja  misturado com agila (agila salífera), seja finalmente em solução na água do mar.

O seu valor está em conservar e temperar. Razão porque o apóstolo Paulo faz essa recomendação tão veemente e tão proveitosa:

"A vossa palavra seja temperada com sal".

A palavra temperada é portanto uma palavra moderada, que se mantem entre o simples e o elevado. Palavra equilibrada.

A palavra temperada com sal, faz fluir do interior a doçura da sabedoria. É uma palavra sábia, agrádavel, que distribue alegria, semeia conforto, conduz ao bem, eleva os corações, cria sorrisos, traz uma nova proposta de vida, traduz paz.


Po outro lado, a palavra sem sal, sem senso, é vazia, gera um volume extravagante de consternação, amarguras, são flamejantes, esmagam, quebram, diminuem, estragam e ressecam, e traumatizam as pessoas por elas afetadas.

Cristo o mestre mais sábio de todos os tempos, declarou: "Vós sois o sal da terra; ora se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens". Mateus 5:13.

Desta forma, o Senhor Jesus estava dizendo que nós somos o tempero indispensávl do mundo. O tempero que soergue, alivia, alegra. Jesus estava outrossim, revelando o potencial que há dentro de cada um de nós e a possibilidade que  temos de fazer alguém feliz.


O sal  na Palavra de Deus, está falando do nosso caráter. E se o nosso caráter já tiver sido transformado pelo poder do Senhor, se já temos o caráter de Cristo... aí... como poderemos ajudar!

Teremos a força de nos tornar literalmente altruístas.
NOTA:Ser altruísta é ter a capacidade de se colocar no lugar dos outros. É a capacidade de se doar. É ter o prazer de ajudar ao outro. Quando desenvolvemos este atributo, nos tornamos pessoas vacinadas  contra toda forma de discriminação, contra o orgulho, e o individualismo.

Jesus tem o poder de temperar nossas vidas desta forma, temperar com o sal altruísmo!

Oh! jovem querido! Tenha sal no seu linguajar! Não desperdice suas palavras! Elas tem poder! Use-as com dignidade! Fale algo precioso, algo que edifique outras vidas, nunca palavras tolas, vazias, ou até iníquoas.

Deixe o Senhor conservar as tuas palavras com sal jovem! Seja sal jovem na mesa da tua casa, na tua classe, no teu trabalho, na faculdade, na mesa do restaurante....

Mãezinha, tenha sal nas tuas palavras! Tempere a vida dos teus filhos. Tuas palavras têm poder! Poder para abençoar e poder para amaldiçoar.

Cuidado com o perigo! O Senhr Jesus Cristo nos alerta: "Se perder o seu sabor para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens".

COMO MANTER O SEU SABOR?

a) Alimentando-se no restaurante de Deus (A Bíblia Sagrada).
b) Guardando-a na mente e no coração.
c) Orando. Mantendo o relacionamento indispensável com Deus.
d) Buscando uma vida de santidade.(Hebreus12:14).
d) Arrancando (com a graça de Deus) da vida toda impureza e profanação.(Hebreus 12:15b).

Que Deus te abençoe!

Do Livro "No Restaurante de Deus" - Autora: Osmarina Rosa Rodrigues.
"Editora Prêmius"








Nenhum comentário:

Postar um comentário