terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

POÇOS REABERTOS.

Os poços reabertos por Isaque.


Beer-Seba. - esse nome fora dado a um poço importante. Mas também esse nome foi dado a aldeias e  a distritos locais. É o nome de um dos desertos por onde Hagar passou com Ismael o seu filho.




ACHAMOS ÁGUA!

No livro de Gênesis 26:32-33, "Naquele mesmo dia os servos de Isaque vieram falar-lhe sobre o poço que tinham cavado, e disseram: "Achamos água!"
Isaque deu-lhe o nome de Seba e, por isso, até o  dia de hoje aquela cidade é conhecida como Berseba.

Nota: Cerca de quatro mil anos antes da Era Cristã, já havia assentamento no Vale de Beer-Sheve, próximo às fontes de água e encruzilhadas dos caminhos. Os habitantes  da região sobreviviam do cultivo da terra e da  caça. Para lá convergiam gentes de todas as origens e culturas.
   No começo do século XX a.C. Abraão chegou em Berseba, proveniente da Mesopotâmia. Fixando-se  na terra, lhe cavou poços, lutou e fez tratados de paz (o nome  Beer Sheva, significa "poço do juramento,") e foi originado do pacto entre Abraão e Abmeleque, rei de Gerar.
Abraão e Abmeleque discutem por um poço que Abraão havia cavado e que os servos de Abmeleque lhe haviam tomado à força. Fizeram um juramento. Fizeram uma aliança - tomou Abraão sete  cordeiras e deu  a Abimeleque como testemunho de que fora Abraão  quem cavara aquele poço. Fizeram uma aliança, um juramento ao pé do poço, ao pé de uma fonte! o que nos faz lembrar a fonte verdadeira, da água viva que nos salva, o Senhor Jesus.
Em Beer-Seba, Abraão planta tamargueiras   invoca o nome do Senhor Deus Eterno.
NOTA: A tamargueira, arbusto ou árvore pequena comum em regiões áridas. Seus galhos revestidos de folhas, fornecem agradável abrigo do sol, sendo provavelmente o arbusto  debaixo do qual Hagar deixou Ismael quando este padecia sede no deserto. (Gênesis 21:15).
Oitenta anos se passaram e ocorrências semelhantes às da vida de Abraão, se repetem na vida do seu filho Isaque.

EM GERAR

Após a morte de Abraão e Sara, (Gênesis 26),  surge a fome na terra como houve nos dias de Abraão, e Isaque vai a Gerar avistar-se com Abmeleque, rei dos filisteus.
          Em Gerar o Senhor aparece a Isaque, adverte-o a não descer ao Egito e promete abençoá-lo grandemente ali, mediante a sua obediência. O Senhor repete a promessa de bênçãos conforme juramento feito a Abraão seu pai.
Isaque obedece, não desce ao Egito, fica em Gerar.(Gênesis 26:6). Egito representa o mundo nos seus delitos e pecados. Significa a escravidão onde mais tarde sofreu a descendência de Abraão.
Isaque foi obediente e como fruto desta obediência, foi grandemente abençoado em Gerar. Tornou-se um homem muito rico! Próspero! O Senhor aparece e fala: " Não desça ao egito, procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar. Permaneça nesta terra mais um pouco e eu estarei com você e o abençoarei. Porque aos seus descendentes darei  todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai, Abraão. Tornarei  seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras e por meio de toda a sua descendência todos os povos serão abençoados porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e  minhas leis. "Assim Isaque ficou em Gerar." (Gênesis 26:2-3).


NOTA: Isaque obedeceu. a) Não desça ao Egito.
                                            b) Procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar.
                                            c) Permaneça nesta terra mais um pouco.
                                           d) e eu estarei com você e o abençoarei.
Quantas vezes o senhor fala conosco nestes termos! Não desça ao Egito! Não partilhe das façanhas deste mundo, não quebre a sua comunhão com Deus! Procure estabelecer-se naquilo que eu indicar para você. Busque a glória do Senhor, sua presença... e ele se manifestará. Permaneça nesta terra mais um pouco!
Cabe a nós nos envolvermos na presença do SENHOR e deixar que Ele se revele, e fale ao nosso coração o que Ele quer que façamos. FICA MAIS UM POUCO E EU ESTAREI COM VOCÊ E O ABENÇOAREI!
Mais um pouco! Mais um pouco na presença do Senhor! Mais um pouco na oração, mais um pouco na busca na Palavra de Deus! e eu o abençoarei... Não perca a bênção!


Isaque semeou naquela terra e foi muito próspero. No mesmo ano colheu cem por um porque o Senhor o abençoou. E o homem ficou muito rico. E as suas riquezas continuaram aumentando até que se tornou riquíssimo! Possuia tantos rebanhos e tantos servos que os filisteus o invejaram. (Gênesis 26:12-14).
E os invejosos taparam todos os poços que os servos de Abraão pai de Isaque, havia cavado, em tempos passados.
Os poços foram todos cheios de terra!


Os poços foram entulhados. Trata-se dos poços que foram abertos por Abraão! Por direito, pertenciam ao herdeiro Isaque. 
O pecado tem o poder de destruir, entulhar, entupir, impedir a comunhão com Deus!

Abimeleque pede a Isaque que saia de lá, porque ele já é  poderoso demais! "Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós." (Gênesis 26:16b.)
Por isso Isaque se mudou de Gerar e acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu.
E Isaque começou a demanda de abertura dos poços que foram entulhados pelos servos dos filisteus.
Os servos de Isaque cavaram um poço e acharam água. Mas os pastores de Gerar contenderam com os servos de Isaque e disseram: "ESSA ÁGUA É NOSSA!"
Essa é uma expressão que declara um espírito antagônico ao altruísmo! Uma expressão egoística! Por isso Isaque o chamou de Eseque. Contenda!
Infelizmente há muito deste espírito em nosso meio! No seio da igreja que se chama a Igreja do Senhor Jesus CRISTO! "Essa água é nossa!" "Aqui quem manda sou eu!" "Aqui eu já estou!" É o sentimento de ciúmes de Jonas, que "no fundo no fundo", ficou enraivecido, revoltado, amuado, enlunduzado, profundamente descontente, ou seja enfurecido como declara a versão (NVI), porque o senhor perdoou o povo de Nínive!
Jonas ficou irado, zangado, porque Deus se compadeceu de um inimigo de Israel. Queria que a bondade de Deus fosse ortogada somente aos israelitas, e não aos gentios. Imagine só! Uma reação da carne!
Quando nos deparamos com flechas desta natureza, não há como não lembrar o espírito ciumento e revoltado de Jonas.
lembro também uma ocorrência de muitos anos atrás.
O missionário morava no interior do Estado. De dois em dois meses, vinha de sua cidade à capital para reunião com a direção da Missão. Em meio a viagem, passava por uma cidade menor onde morava uma serva do Senhor, ganha por essa missão, para o reino de Deus. Era uma senhora muito simples, que gostava muito de conversar. Como ela desejava que todas as pessoas tivessem o compromisso que ela tinha com o trabalho de Deus, entregava ao missionário os que não eram tão compromissados como ela. O missionário não gostava. Mas a irmã era tão gentil! Sempre preparava um almoço especial para o missionário e sua família, de passagem por ali. Certa vez, o missionário vindo à reunião falou para a esposa: "Desta vez não passaremos na casa da irmã! Ela sempre fala dos outros, ela fala tanto, ela é enjoada..."
E realmente, não pararam como de costume, na casa daquela irmã.
Chegando na capital, à noite, se dá a abertura daquela conferência. Contavam com a presença de um missionário de fora que estava ali para transmitir suas experiências e falar da Palavra de Deus. E na abertura o homem de Deus falou:
"Abramos a Palavra de Deus em João 3:16"


"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna"


Agora vamos para I João 3:16:
"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos".
E o missionário acrescentou: trata-se do mesmo amor! "Devemos dar a vida pelos irmãos! Devemos amar o nosso irmão! Devemos desejar o melhor para o nosso irmão! E se não amarmos o nosso irmão, pelo contrário o odiarmos, seremos assassinos! Perigoso!
Você estará enquadrado nesta situação? Você acusa o seu irmão que ainda não galgou o seu grau? Você o incrimina! Você não deseja que o seu irmão seja restaurado? Pois veja o perigo! Você não o está amando... e você estará correndo ao risco e ser assassino!
E aquele servo de Deus compreendeu o que tinha acabado de fazer com sua irmã. Arrependeu-se, chorou, e ao voltar passou na casa daquela irmãzinha que o recebeu com muita alegria e lamentou não terem passado para almoçar com ela. Ele confessou o seu pecado e pediu-lhe perdão!


NOTA: "ESSA ÁGUA É NOSSA!" "Esse povo que não está servindo ao Senhor como eu sirvo... deve ser condenado, mesmo que se arrependa! ou seja, que não seja dada a esses a oportunidade de restauração!" Foi assim que desejou o nosso comentado Jonas. É assim que desejam e pensam alguns dos nossos irmãos! Sim alguns da atualidade! Espiríto inumano! Espírito carnal!

ESEQUE - É uma palavra do hebraico que significa "contenda". E foi por isso que Isaque se retirou dali. Não entrou em contenda com os servos dos filisteus, apesar de serem aqueles poços de Isaque por herança do seu pai Abraão. Os filisteus tinham inveja, egoísmo, e com esses frutos da carne, vem o ódio! E quem conduz no seu ser, na sua vida os frutos da carne... "não herdará o reino de Deus!" Sério? Sério! Veja Gálatas 5:21.


SÍTNA - Do heb. "inimizade". Também contenderam por esse poço. Partindo dali, abriram outro poço, e como por esse não contenderam, o chamou de Reobote, que significa plenitude, amplidão, sossego. Que saibamos buscar o Reobote em nossas vidas! Nunca a inimizade, nunca  a contenda!






Que o nosso poço seja visitado pelo Senhor Jesus! Que Ele seja o convidado especial para desentulhar o nosso poço! Que não entulhemos poço de ninguém com a inveja, a revolta, o egocentrismo! Que fujamos da inimizade, da contenda e permaneçamos em Reobote! Amém!






Publicado por Osmarina Rosa Rodrigues. (missionária, pedagoga...e escritora.)










Nenhum comentário:

Postar um comentário