segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ALIANÇAS

O NASCIMENTO DA ALIANÇA.
Gênesis 2:3-24.

(Aliança, a base do relacionamento com Deus.)

Hoje em dia os compromissos  formais e oficiais são autenticados pelos contratos e testemunhados por pessoas. As assinaturas reconhecidas em cartório representam a legalidade e a legitimidade dos acordos. Tribunais são aclamados para dirimir desentendimentos interpretativos em relação à lei e aos comportamentos considerados inadequados. Os compromissos são regidos por regras sociais e atestados por papéis e instituições. Não há validade se não houver legitimidade oficial. 
Em Gênesis capítulo 15, verso 10, vamos encontrar Deus estabelecendo um contrato com o homem. O modelo bíblico antigo era o corte de animais e o derramamento de sangue. Deus instituiu o partir dos animais  e o derramamento de sangue como um padrão autêntico de legitimidade: "Ele , tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades."
Em Êxodo 24:8, lemos que Moisés tomou o sangue e derramou sobre o povo, e disse: "Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez convosco a respeito destas palavras ". 
Foi Deus quem instituiu este plano pactual e o fez com muita seriedade. Com certeza o modelo divino está bastante distante  do nosso modelo hoje.
Às vezes não levamos muito a sério a perspectiva de Deus. Vemos essa falta de compromisso ao pacto matrimonial e muitos estão aderindo facilmente ao divórcio, nas quebras de contrato e na falta de ética nas relações humanas. Porém nas Escrituras, vemos como Deus levava muito a sério o seu método pactual.
Quando Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, estabeleceu princípios e limites.

TODOS NÓS PRECISAMOS DE LIMITES!

Quando Deus criou o homem e iniciou com ele o seu relacionamento, deu-lhes ordens e prescreveu sua vontade. A  vida era um padrão exemplar. Esta vida deveria estar  adequada aos padrões instituídos pelo Senhor Soberano. Tal  vida estava vinculada à obediência aos preceitos de Deus.
No relacionamento de Deus com o homem, Deus determinou ordenanças para o homem no jardim. Uma das ordenanças foi que não comecem da árvore do conhecimento do bem e do mal...

"...mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá" Gênesis 2:17.

Deus nos fez racionais e, portanto, capazes de pensar e de exercer nossas escolhas. Deus nos criou com capacidade de cumprir os preceitos da aliança. E porque nos criou com inteligência, Deus colocou em nossos corações a sua própria lei, de modo que pudéssemos obedecer a ele sem artifícios, mas espontaneamente.
...mas Deus deu um preceito claro: não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
...e o homem desobedeceu; e incorreu na condenação prescrita na lei: a morte Gênesis 2:17.
A morte passou a existir como um sinal de rompimento, de quebra, de corte.
rompimento - quebra - corte.
A morte foi necessária para marcar o verdadeiro sentido da vida.
A verdadeira vida não pode ser mais vivida sem a morte.
Deus nos ensina que para viver é preciso, antes, morrer.
Cristo fez essa declaração: 

"Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós" (Lucas 22:20).

Deus fez alianças com o homem: E a ideia  era manter com esse um relacionamento.

Aliança, significa pacto, acordo, compromisso.

Sem o entendimento da aliança, é quase impossível alguém ler e entender o plano de redenção que Deus fez para nos salvar, e,  principalmente, entender algumas passagens bíblicas que estão registradas no A.T. 

ALIANÇA NO HEBRAICO é a palavra BERITH que tem o significado de:
CORTAR ONDE FLUI SANGUE, INDICANDO MUTUALIDADE é uma troca, um acordo em que Deus me dá e eu tenho que dar para Deus o mesmo. (isso no hebraico).

... É um pacto mutuo feito em base de igualdade.

No grego: Diatheke que,  tem o significado de desigual, dar sem receber; isto é, Deus me dá tudo o que preciso não exigindo nada em troca, a não ser  FÉ  e OBEDIÊNCIA.

Sabe-se que o homem quebrou a comunhão com Deus, desobedecendo, pecando. Gerando aí a morte. Gênesis 2:17.
A antítese da vida obediente se apresentou como a morte escravizada.
Assim a morte  passou a existir  como um sinal de rompimento, da quebra, de corte.  
Agora entendemos melhor a razão de Deus "partir" os animais. A ideia é vir em direção contrária àquela  da vida para estabelecer outro padrão: A morte era necessária para marcar o verdadeiro sentido da vida. A verdadeira vida não pode ser mais vivida sem a morte. 
Deus nos ensina que para viver é preciso,  antes, morrer. Isto está caracterizado em toda a Escritura.  A morte aparece como necessária à vida. 
  Houve várias formas de Deus manifestar  seu contrato com o seu povo. Porém a ideia de separação, rompimento, corte era sempre presente.

ESTABELECIMENTO DA ALIANÇA DE DEUS COM O HOMEM:

a) - Com Noé: Deus separou a família de Noé e os fez refugiados na arca. "Contigo porém estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos." - Gênesis 6:18.
A aliança é específica com Noé e sua família. Houve um sinal instituído por Deus. O arco como sinal da promessa.Gênesis 9:17.
b) - Com Abraão: Deus constituiu a circuncisão, um corte na própria carne, como símbolo  da verdadeira separação. Gênesis 17:14. é 
c) - Com Moisés: Deus instituiu o sábado. E a ideia clara no sábado é a distinção, ou separação, de todos os outros seis dias da semana, para a consagração de um dia específico para o Senhor. Êxodo 31:13.
Observações:
 - O sábado é um sinal. Deus expressa, com clareza, que um dia entre os sete criados é o SÍMBOLO o qual deveria ser guardado. 
 - A outra observação é "para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica."

d) - No Novo Testamento: Aqui entra a Nova Aliança.









Postagem em andamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário