sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"ESTA É A NOITE DO SENHOR"

"Esta é a noite do Senhor que devem todos os filhos de Israel comemorar nas suas gerações". (Êxodo 12:42).


O Senhor recomendou que ao sair Israel do Egito, pedisse aos egípcios  objetos de ouro, de prata, bronze, pedras preciosas, tecidos de seda, de linho fino, etc... etc...
 O Senhor tinha um propósito. Mais tarde, precisaria deste material para a construção do tabernáculo. Esta noite é registrada como a primeira Páscoa. A saída do povo de Deus, da terra do Egito, da escravidão.
Êxodo capítulo 12-A recomendação foi que cada família tomasse um cordeiro de:
-Um ano.
-Macho.
-Sem defeito.
Houve morte. Houve sangue derramado, retirado de uma vida, símbolo do Senhor Jesus Cristo o Cordeiro de Deus.
Os pais de Joãozinho e Glória, costumavam levá-los nas férias, para acampar. Certa vez ao chegarem no acampamento encontraram um animalzinho mamífero a quem deram carinho e logo, logo o amansaram. Chegando o dia da volta para a cidade, Joãozinho e Glória tinham um problema. O animal era muito manso e não se protegeria dos caçadores e seria uma presa sem dificuldade alguma! Ficaram tristes! A mãe percebendo, teve uma idéia que os ajudou. Sugeriu que se fizesse um blusão da saia vermelha de Glória para o animal. Fizeram e vestiram o animal. Ficou muito engraçado. O animal estava protegido dos caçadores, que ao verem perceberiam logo que ele tinha um dono e não o matariam.
Assim os meninos voltaram tranqüilos para a cidade onde moravam. Ao voltarem nas próximas férias, reencontraram o querido animal crescido, são e salvo. Totalmente incólume. Apenas  a roupa havia desaparecido. Como João e Glória ficaram felizes!

Mais tarde o pai dos meninos chamando-os para perto dele os convidou para abrirem a Bíblia Sagrada em Êxodo capítulo 12 e lhes contou essa bela história da primeira Páscoa.


Êxodo 12:1-28.
A INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA.
1. Disse o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito: 2. Este mês nos será o principal dos meses: será o primeiro mês do ano. 3. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. 4. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme  que cada um poder comer. (V4-NVI). 5. O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; 6.Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.
7. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem, 8.naquela noite comerão a carne assada no fogo; com ervas amargas e pão sem fermento. 9. Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura. 10.Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis no fogo. 11.Desta maneira o comereis:
- lombos cingidos,
- sandálias nos pés e
- cajado na mão.
12.Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito: Eu sou o Senhor.13.O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes: quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. 14. Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. ...22.Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia, e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã. 23.Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o Senhor àquela porta e não permitirá ao destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir. 28. E  foram os filhos de Israel e fizeram como o Senhor havia ordenado a Moisés e a Arão." 


E o pai de João e Glória explicou:
Assim como a blusa vermelha feita da saia da Glória salvou o corso de ser morto pelos caçadores,  o sangue do cordeiro de um ano, macho e perfeito, livrou os Israelitas de serem feridos pela morte no Egito, assim também a marca do sangue de Jesus Cristo na cruz, nos livra da morte eterna. Nos livra  da escravidão do pecado.  
Nós somos marcados com a marca perfeita do cordeiro de DEUS. ( Jesus o nosso salvador), que deu sua vida em nosso lugar.
Nós temos esta marca em nossos corações! Nós somos salvos!
"...e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo  pecado" I João 1:7.


João e Glória compreenderam, mas fizeram algumas perguntas importantes e o pai deles respondeu cada uma. 


I -UM CORDEIRO SEM DEFEITO.
1ª- Pergunta. (De Joãozinho).
-  Pai, por que o cordeiro tinha que ser macho, de um ano e sem defeito?
- Ótima pergunta Joãozinho!
- Este cordeiro apontava o Senhor Jesus Cristo que é a nossa páscoa.(ICorintios 5:7)."Pois também Cristo nosso cordeiro pascal, foi imolado". O Senhor Jesus, o Filho de Deus, se tornou homem, sendo perfeito, sem pecado, portanto sem mancha, sem defeito. Ele cumpriu esta exigência.(I Pedro 1:18-19)."Sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo".


II- A CARNE SERIA ASSADA AO FOGO.
2ª -Pergunta. (De Glória).
-Carne assada com ervas amargas e pão sem fermento? Explica papai, explica!
-Certo Glória, cada expressão destas, tinha um significado especial, ligado a Jesus Cristo. Veja: "assada ao fogo" - se refere ao sofrimento que o Senhor Jesus passaria na cruz. Sua carne seria, (como realmente foi) queimada pelo fogo do sofrimento. "Ervas amargas" - além de ervas amargas como a chicória, a endívia e outras plantas de sabor amargo serem naturais do Egito, comê-las lembraria os anos amargos de servidão naquele país. "Pães asmos ou sem fermento" - refletindo, assim, a pressa com que o povo saiu do Egito. (Deuteronômio 16:3).

III - LOMBOS CINGIDOS. SANDÁLIAS NOS PÉS.CAJADO NA MÃO.


3ª Pergunta. (Joãozinho).
-Pai, a Bíblia fala que as famílias tiveram que ficar aguardando o acontecimento daquela noite à porta, não foi? Todos no ponto. Lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. Dá p'ra o senhor explicar tudo isso?
-Sim Joãozinho, sim!
-Lombos cingidos-sandálias nos pés-cajado na mão, significa antes de tudo, prontidão para seguir, para obedecer, para servir.


a) -Lombos cingidos-simboliza trabalho. Você já viu nos Evangelhos, Jesus pegando uma toalha, cingindo os lombos, pegando uma bacia com água, e lavando os pés dos discípulos?
- Sim pai já ouvi o pastor pregando sobre isso.
- Tudo bem. Pois o Senhor Jesus estava querendo repassar uma lição de humildade aos discípulos. Só que Ele estava ensinando também, sobre o serviço. SERVIR! (servir com humildade).
A toalha presa, cingindo a cintura, é símbolo de serviço.





No Velho Testamento era costume, as jovens ajudarem ao pai com o rebanho. Geralmente elas conduziam o rebanho de ovelhas ao poço para matar-lhe a sede. Não era fácil; os poço eram profundos. Alguns poços da época, como o poço de Jacó, tinha 30 m de profundidade! E as moças desciam batentes de alguns poços, com a vasilha, apanhavam água, voltavam com essa vasilha no ombro, despejavam no tanque, desciam para apanhar mais, até que todo o rebanho ficasse satisfeito. Elas tinham vestes longas e para facilitar o movimento descendo e subindo os batentes do poço, elas cingiam; isto é prendiam a ponta da barra da 
veste  no cinto, enquanto faziam o serviço.


 Fazendo este trabalho Raquel foi encontrada por Eliezer o mordomo de Abrão, e a tomou para ser a esposa de Isaque.





Como os discípulos, como estas jovens, nós também devemos servir ao Senhor e aos outros com humildade, com alegria e prontidão.


b) - Sandália nos pés. "Calçando os pés com o Evangelho da paz..."






                                                           
Vamos encontrar essa referência em Efésios 6:15. ..."e tendo os pés calçados com a prontidão do Evangelho da paz". (a mensagem aqui está ligada, de modo pitoresco, aos calçados protetores e apoiadores que o soldado romano usava). (NVI).  "Calçai os pés com a preparação do Evangelho da paz;")  (JFA) na edição de Russell P. Shedd. Pronts para sair. Prontos para iniciar a caminhada.




c) Cajado na mão -


 Cajado fala de autoridade. A autoridade do pai passando para  filho mais velho. Os direitos... e também de comandar, liderar, como Moisés que recebeu toda autoridade de Deus para liderar o seu povo da saída do Egito à Canaã. Os pastores de ovelhas também usam o cajado para disciplinar suas ovelhas, quando necessário.


Lindo papai! Falou o Joãozinho que escutava quase sem bater pestanas. Que acontecimento maravilhoso! E tudo isso apontava o Senhor Jesus Cristo o Cordeiro de Deus que havia de vir como a nossa verdadeira Páscoa.


E a família terminou  orando ao Senhor.




Postado pela missionária Osmarina.





2 comentários:

  1. Que segurança termos recebido essa marca do sangue precioso de Cristo! É nessa promessa que descansamos de todas as fadigas desta vida. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADA!

    ESSA POSTAGEM ESTÁ EM CONSTRUÇÃO. VEJA DE NOVO MAIS TARDE OK?

    ResponderExcluir