segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

JUNTO À FONTE

      JUNTO À FONTE


( Do livro "Junto à Fonte").
 Autora: (Osmarina Rosa Rodrigues). 




Estaremos tratando de fontes. Nascentes de água, poços, beer, vidas.




"Junto à fonte"- é uma expressão comum, usada por Jesus, nos encontros com duas mulheres. Hagar, a escrava de Sarai e Abrão no Velho Testamento, e com a mulher samaritana, no Novo Testamento.


Hagar- " Tendo-a achado o anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur". (Gênesis 16:7).


Mulher samaritana - "Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem assentara-se Jesus junto à fonte por volta da hora sexta". (João 4:6).


São experiências vividas por duas mulheres em épocas diferentes, em ocasiões dessemelhantes, porém em circunstâncias análogas. Trata-se de mulheres abandonadas, sem maridos, excluídas ou seja, marginalizadas. 
Ambas enfrentaram as mesmas dificuldades, frustrações, discriminações. Porém... 
Ambas têm um encontro especial com Jesus, junto à fonte! 
Ambas sentiam sede, quase à morte, e não conheciam a Fonte de Água Viva! Jesus, o anjo do Senhor que as acode no momento mais crítico e mais oportuno possível. 
Ambas tomam consciência do valor desta bênção!
Ambas aceitam beber desta água Eterna e têm nele o companheiro ímpar, que as protege com amor singular e passam a gozar a doce comunhão com o Seu Espírito.

Seguimos mais além e vamos encontrar outro tipo de fonte. São experiências vividas por um homem junto às fontes.

Fontes cavadas.
Fontes entulhadas.
Fontes achadas.
Fontes reabertas.

Que as bênçãos vividas por essas personagens bíblicas- Junto à Fonte- seja hoje bênção para você. O meu intuito é que você...
Como Hagar, possa ver uma fonte no deserto. Encher o odre de água e levá-lo ao sedento. 
Como a mulher samaritana, possa beber da água viva e experimentar a doçura da  presença do Salvador. O Messias por ela desconhecido.
Como Isaque, seja obediente ao Pai, e, perseverante na obra, até que chegue a Reobote, espaço conquistado por Deus para você e descanse em Beer-Seba. Amém!
                                                
Hagar achada por Deus, junto a fonte no caminho de Sur.

Hagar era uma escrava egípcia. Fora adquirida ali, por Sarai mulher de Abrão. Sarai era estéril, portanto, não podia ter filhos. O Senhor havia feito uma promessa de um filho a Abrão e Sarai; porém a fé destes ainda não estava firmada e fracassaram na espera do filho. Passaram-se 25 anos depois da promessa e o filho não apareceu. 

NOTA: Hamurabi um dos reis mais importantes da Babilônia. Nascido supostamente por volta de 1810 a.C. e falecido em 1750 a. C. Foi o 6º Rei da 1ª dinastia babilônica. Hamurabi tornou-se famoso por ter mandado compilar o mais antigo código de leis escritas, conhecido como Código de Hamurabi. Em Nuzi, cidade na Mesopotâmia foram encontrados mais de 20 mil tabletes contendo esse código.


 Foi Hamurabi que estabeleceu no seu código a obrigação de prover-se uma serva para o marido, caso a mulher não chegasse a lhe dar filhos. Contanto que o homem não ficasse sem uma descendência. Possivelmente, este código foi encontrado nos tabletes de Nuzi (cidade da Mesopotâmia). 
Sabedora desta lei imposta pelo Rei Hamurabi, Sarai sugere a Abrão, seu marido, que coabite com sua serva Hagar e tenha com ela o filho que Deus havia prometido.
Abrão condescende a solicitação de Sarai, sua mulher e dá um passo fora da vontade de Deus. O homem ter duas mulheres, jamais foi o propósito de Deus. Por causa deste incidente, gerou-se a discórdia no lar, e através dos séculos, a grande  e interminável batalha na política do Oriente Médio, mediante a descendência de Ismael, o filho de Hagar a egípcia. Foi o que o Senhor proferiu (profetizando) para a serva de Sarai, enquanto fugia carregando no ventre uma descendência de Abrão.
"Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos." (Gênesis 16:12.)


Nota: Sabe-se que o Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, entre eles; a sua própria história, origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos. Todos esses conflitos têm raízes aqui. Nas palavras do Senhor: "... a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele" (Gênesis 16:12).


Bem! Foi isso mesmo! Sarai entrega a serva ao marido, este coabita com ela, ela engravida. Com certeza, Abrão cuida melhor da serva grávida, e Sara arde em ciúmes. E se inicia no lar do patriarca uma confusão, a discórdia jamais vista. Sarai culpa a Abrão e este lança em suas mãos a serva. "Gênesis 16:6a). Faça como bem entender. E Sarai vinga-se desprezando Hagar, humilhando-a a tal ponto que Hagar não suportando, fugiu.


Hagar, humilhada e fugitiva.


Às vezes, os ultrajes com que as pessoas são afrontadas, as levam a tomar decisões indesejáveis como essa que Hagar fora obrigada a tomar. A humilhação machuca, fere e por vezes adoece quando não mata. Palavras ferinas deixa em retalhos o relacionamento por mais forte que seja. 
"Não se mata só com revolver quando se faz blum...blum...blum"-(Mauro Vasconcelos, em "Meu pé de laranja lima). Sim, mata-se, machuca-se, faz-se hematomas, também com palavras. "A morte e a vida estão no poder da língua" - ( Provérbios 18:21).
Pisoteada com a humilhação de Sarai, Hagar foge "sem lenço sem documento" e adentra o deserto de Sur,  rumo à sua terra natal. Sozinha em pleno deserto, sem proteção, sem teto, sem bolsa, sem alguém ao seu lado com quem pudesse dividir a dor. O que Hagar não sabia é que do alto alguém a olhava com doçura, com amor e a acompanhava com os mesmos cuidados dispensados aos seus senhores.
Hagar no deserto.
Deserto, é a figura convencional de tudo que se queira explicar a respeito da situação  da pobre escrava. Por cima, grávida. No âmago estava um  ser que a fazia mãe, mãe extraordinariamente amável e sensível! Alguém pequenininho! Mas a quem Deus já conhecia. Alguém com uma identidade! Quase informe ainda, mas a quem Deus mandou que se chamasse Ismael, do hebraico que significa (Deus ouve). Hagar era uma mãe preocupada, mãe "falto de tudo", mãe no deserto!
Achada por Deus!


"Tendo-a achado o anjo do Senhor junto a uma fonte de água no dserto. Junto à fonte no caminho de Sur, disse..." (Gênesis 16:7).


-Hagar!!!!! Hagar!!!!!
-Alguém chamando pelo meu nome? Em pleno deserto? Quem poderia ser? Não! Não pode ser! Certamente estou enganada!(Hagar pensou que estaria delirando... por conta da fome, e sede; no seu estado).
-Hagar!!!!!! Serva de Sarai.... Donde vens e para onde vais?
-Sim, é alguém falando comigo. E Hagar respondeu:
-Fujo da presença de Sarai, minha senhora!(Gênesis 16:8). Responde Hagar, aturdida sem saber de onde poderia vir aquela voz em meio a um deserto.
-Volta para tua senhora, e humilha-te sob suas mãos. Itálico da autora:"volta para tua senhora, e humilha-te sob suas mãos, pois a eles cabe cuidar da tua gravidez, do teu parto e desta criança. Não tens a culpa no que aconteceu nem tens condições para sustentá-lo!) Disse o anjo. (v 09 ). E fez-lhe uma promessa:v.10- "Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que,por numerosa, não será contada."
-Você concebeu, e darás a luz um filho a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. (v11).
-E proferiu a profecia a respeito das conseqüências do deslize de Abrão o patriarca. (v. 12).
-Tu és Deus que vê; pois disse ela: não olhei eu nesse lugar para aquele que me vê? (v 13).
E Hagar de olhos abertos, podia enxergar um poço. Uma fonte de água na qual poderia saciar sua sede. Podemos dizer que aqui se deu o encontro de Hagar com Jesus, ( pois o anjo do Senhor no V.T. se refere ao Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.) o seu encontro pessoal. Aqui ela conhece o Deus dos seus senhores até então por ela desconhecido.


O Deus que vê!
O Deus que vê, acha uma escrava em pleno deserto. Achar aqui tem o sentido mais de considerar. Deus no seu infinito amor, na sua indecifrável compaixão, vai ao encontro de Hagar. Em palavras mais claras e mais compreensivas, Deus é super altruísta e sente amor por Hagar, escrava,  como sente pelos seus senhores, mais precisamente pela sua senhora inflexível, que não sentiu ao menos pela criança no ventre de Hagar. Deus acode Hagar em pleno deserto. Deserto de SUR.
Sur significa muralhas. Trata-se das muralhas ou fortificações existentes ao longo da fronteira oriental do Egito contra forças estrangeiras vindas de, ou através da Palestina. E Deus se importa com a escrava solitária, deprimida, macerada. Imaginando-se a menor e mais abandonada de todas as criaturas, no entanto ouve o seu nome pronunciado pelo Príncipe da Paz! Pelo Rei dos reis! Pelo Eterno! Pelo dono de todo o ouro  de toda a prata existente no universo! Que Deus tão compreensivo é este, que se importa com uma simples escrava? E a chama pelo nome?
Hagar!? Que fazes? Neste deserto, sozinha? Osmarina que fazes? Mariana onde estás? Que fazes aí no teu deserto? Olha para mim! Escuta-me, estou aqui! Estou contigo no deserto! Aleluia!
Sur significa muralhas. Muralhas protege mas também traz impedimento, atrofia. Há muralhas que se levantam para barrar. É o "sur" que surge para por obstáculos, transtornar, estorvar. "Sur" que tenta aniquilar. "Sur" que trouxe a Hagar, o medo, a dúvida, a incerteza.
No caminho de Sur, porém, junto a uma fonte. Uma fonte no deserto! Há coisa mais esplêndida? Há coisa mais fantástica, encontrar uma fonte em pleno deserto e saciar a sede?
Este quadro me leva  a lembrar o escritor Antoine de Saint-Exupery que na acuidade da sua imaginação se vê em pleno deserto, procurando um poço junto ao principezinho que também tinha sede.
(Do livro "O Pequeno Príncipe").
-"Tenho sede também... procuremos um poço.
-E fiz um gesto de desânimo: é absurdo procurar um poço ao acaso, na imensidão do deserto. No entanto, pusemo-nos a caminho. 
-A água pode ser boa para o coração...
-O deserto é belo.
-O que torna belo o deserto, disse o principezinho, é que ele esconde um poço nalgum lugar.
...e caminhando assim eu descobri o poço. O dia estava raiando.
-Tenho sede desta água, disse o principezinho. Dá-me  de beber...
-E eu compreendi o que ele havia buscado! Levantei o balde até a boca.
  Ele bebeu de olhos fechados. Era doce como uma festa. Essa água era muito mais que um alimento..."


Muito mais que um alimento! Naturalmente para Hagar estampou-se o mesmo quadro. Achar um poço d água em meio ao deserto de Sur, matar a sede... valeu! Foi muito mais que um alimento! Além do mais ela estava encontrando também o alimento imperecível! O Pão da vida, o Senhor Jesus.


Há "Sur" em sua vida? Procura o poço! Há sempre um poço escondido em algum lugar no deserto. Junte-se ao poço, beba dele, e toda "sur" será desbaratada!
Hagar obedece às palavras do anjo. Hagar volta para sua senhora. Hagar foi recebida... readmitida.


A ESCRAVA REJEITADA.


Abrão! Rejeita esta escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho. (Sarai).


Já havia se passado mais de 15 anos desde a fuga de Hagar, grávida. Sarai havia concebido, deu a luz um filho a Abrão a quem deram  nome de Isaque. Deste dia em diante Sarai passou a ser chamada de Sara. Deus mudou o seu nome.  Abrão passou a ser chamado de Abraão.
Nota: Sarai significa "minha princesa" e "Sara significa apenas "princesa". Abrão significa "pai exaltado" e Abraão significa "pai de uma multidão".
Bem, o Senhor cumpriu a sua promessa e deu um filho a Abraão, que se chamou Isaque. Isaque cresceu e foi desmamado, neste dia quando Isaque foi desmamado, deu Abraão um grande banquete. Hagar e o seu filho Ismael, também filho de Abraão, sentiram; não houve banquete pra Ismael. E Ismael zombou de Isaque. Sara percebeu e irou-se, mandando que Ismael e sua mãe Hagar fossem expulsos.
"...rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho." (Gênesis 21:10).


Teria Sara esperado a festa chegar ao fim para bradar aos ouvidos de Abraão, mandando-o expulsar a escrava Hagar e  seu filho Ismael? Acho que não! O que se sabe é que naquele dia festivo, na tenda de Abraão, após 17 anos, aproximadamente, Hagar é vítima e pela segunda vez, dos atrozes sentimentos de Sara.
Note:
 * Sara é estéril, não pode dar um filho a Abraão.
 * Sara é omissa aos preceitos do Senhor e busca o código de Hamurabi.
 * Sara oferece a serva ao marido.
 * Sara duvida da Palavra do Senhor.
 * Sara duvida do nascimento de Isaque.
 * Sara não assume os seus erros e descarrega tudo na escrava Hagar. E desta feita não somente a humilha, mas expulsa-a de sua casa juntamente com o filho de mais ou menos 17 anos de idade.


Como podemos ver, Sara falhou profundamente como serva de Deus, como esposa de um patriarca, como mulher madura e com experiência.Tratou a escrava como um "ferro velho"! Nunca como uma criatura que tinha uma identidade, nunca como um ser humano, nunca como feitura do Deus Senhor e Pai!
Infelizmente há em nossos dias muitas "sarinas" que se servem dos esforços, dos serviços de sua doméstica, mas... nem as remuneram à altura, nem as tratam como gente! Pelo contrário, tratam-as como um monte de lixo! Há muito deste tipo de tratamento em desigualdade em nossa terra. O preconceito existente na nossa sociedade tem efeitos mais graves do que imaginamos. O preconceito, o orgulho, a maneira errada como o carente, o simples, o analfabeto é tratado gera um câncer emocional. E... também podemos perceber, que Sara nunca  havia falado do seu Senhor (Deus), para sua escrava. 
E Hagar, de madrugada, recebe das mãos de Abraão, um odre d'água e alguns pães e é despedida juntamente com Ismael, como Sara havia ironicamente sugerido.
Não demorou muito e a água do odre acabou! Hagar e Ismael estavam enfrentando o deserto. Que é um deserto?
DESERTO:  em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Como conseqüência os desertos tem a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Resumindo, deserto é um lugar árido, arenoso, quente e sem vegetação.
Tendo se esvaziado o odre, Ismael sente muita sede. E não há água para saciá-lo. Ismael desmaia, perde as forças, cambaleia e cai quase morto. Hagar chora profundamente e sua dor é tanta que ela se afasta para não ver o filho morrer. 
Ismael havia aprendido orar a Deus, com o seu pai Abraão; clama ao Senhor, e... fazendo jus ao sentido do seu nome, Deus ouve suas preces e o atende.
Hagar, pela segunda vez escuta a voz do Senhor.
"...e o anjo de Deus chamou do céu a Hagar e lhe disse: Que tens Hagar? Não temas ; porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo." (Gênesis 21:8-21).
Novamente Hagar se assusta. De onde poderia vir aquela voz? Em pleno deserto? Quem estaria chamando-a?
Deus abriu-lhe os olhos e ela viu um poço de água, encheu o odre, deu de beber ao rapaz. Deus estava com o rapaz. Ele cresceu, casou-se com uma moça do Egito e se tornou um flecheiro.
Quanta coisa linda! Quanta bênção, quantas lições preciosas o senhor nos faz enxergar nestas ocorrências com Hagar.
Vejamos algumas:
1) - Hagar é humilhada e foge...
      - Uma escrava sem opções. 
      - Uma escrava sem a culpa da gravidez com o seu senhor.
      - Uma escrava humilhada, maltratada.
      - Uma escrava fugitiva.
      - Uma escrava encontrada por Deus.
Nota: Jamais havia passado pela cabeça de Hagar que o Deus dos seus senhores a amava também. Ele a amava tanto que a acompanhou e a protegeu. Há os que acham que o Senhor se importou mesmo foi com a descendência de Abraão em seu ventre. Faz sentido sim, sem descartar a bênção  divina e do seu amor eterno por todos. ..."Pois somos feitura sua..."
2) - O Senhor faz milagre...
             - Faz surgir um poço d'água em pleno deserto para que Hagar saciasse a sua sede.
             - Aconselha Hagar voltar e se submeter à sua senhora. (papel da serva...).
3) - Hagar obedece a voz do anjo do Senhor.
          - A obediência é fundamental. Somos servas e servos do Senhor. Devemos andar em obediência! E seremos bem sucedidos.
4) - Hagar tem um segundo encontro com o Senhor no deserto.
       O filho desfalece de sede.
       O Senhor a faz enxergar uma fonte.
       Hagar reconhece o Senhor. Enche o odre e dessedenta o rapaz.
Aplicando:
       Todos nós podemos um dia nos encontrar no deserto. Que possamos escutar a voz do anjo do Senhor, enxergar a fonte e obedecer à sua voz. Amém!
      




5 comentários:

  1. estava meditando durante a madrugada sobre estes personagens ainda bem que eu pude encontrar este belo material parabens por este texto muito ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus! Este texto é do Livro "Junto à Fonte" que Deus me fez escreveeeer. Fico feliz por está sendo utilizado pelo irmão. Que Deus o abençoe!

      Excluir
  2. aprendi uma liçao linda com esse texto,,,gostaria de saber se posso ministrar esse texto maravilhoso na minha igreja..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vou pregar em um culto de jovens, pedir uma palavra a Deus, e ele me deu a palavra em Gênesis 16;7. Aí fui estudar o sobre o personagem, aí Deus me fez chegar até essa linda história bem interpretada. Deus continue te usando cada vez mais....

    ResponderExcluir