domingo, 20 de março de 2011

UM ENCONTRO NO DESERTO




"UM ENCONTRO NO DESERTO!"
                       (Gênesis 16:1-15).

Introd:Você já teve um encontro marcado com alguém?
            Acho que todos nós já tivemos um encontro!
            Com o namorado, com amigos, com alguém... 
Leitura básica: Gênesis 16:1-15.
As personagens da nossa saga: 
1) Abrão - o patriarca.
2) Sarai - esposa de Abrão - estéril.
3) Hagar - a serva (escrava).
Havia uma promessa de um filho a Abrão. Gênesis 15: 4.
Sarai duvidou da promessa. Estava demorando. E Sarai, firmada e informada do código de Hamurabi, oferece sua serva ao marido afim de que ele coabite com ela e tenha o filho que Deus havia prometido. Dizia Sarai: assim talvez eu possa ter família através de minha serva.
Abrão coabita com Hagar serva de Sarai e esta engravida. (16:4).
Código de Hamurabi. 
Hamurabi foi um dos reis mais poderosos da Babilônia. Nasceu supostamente por volta de 1810. a.C. e faleceu em 1750 a. C.
Hamurabi foi o 6º rei da 1ª dinastia babilônica. E tornou-se famoso por ter mandado compilar o mais antigo código de leis escritas, conhecido com código de Hamurabi. Em Nuzi, cidade da Mesopotâmia onde Abrão morou por muito tempo, foram encontrados mais de 20 mil tabletes contendo esse código. Ou seja, essa lei. 
E, foi nesse código de Hamurabi que foi estabelecido a obrigação de prover-se uma serva para o marido, caso a esposa fosse estéril. Contanto que o homem não ficasse sem uma família. E Sarai  vai por esse código humano! E Abrão anuiu ao plano, à oferta de Sarai.
Sarai estava certa?
Não!
Por causa deste incidente gerou-se a discórdia no lar! E mais que isso! Por causa deste deslize de Abrão, através dos séculos, está havendo o conflito interminável no Oriente Médio mediante a descendência de Ismael. Sabe-se que o Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo! Diversos fatores contribuem para esse fato, entre estes a sua própria história, origem, conflitos sobre árabes, israelenses e palestinos, Todos esses conflitos tem raízes aqui na Palavra do Senhor. (verso 12).
Voltemos à narrativa: Hagar engravida, certamente Abrão dá-lhe mais atenção, Hagar menospreza à sua senhora e esta por sua vez arde em ciúmes e reclama de Abrão. (Gênesis 16:3-5). Abrão entrega a serva à Sarai v. 6 (a) e Sarai humilha, maltrata a serva Hagar de tal forma que esta não suportando as afrontas, foge.
Hagar adentra pelo deserto de Sur!
UM ENCONTRO NO DESERTO!
Gênesis 16:7.
A nossa fugitiva está em pleno deserto! Deserto de Sur!
Sur significa "muralhas!" se refere a uma muralha ou a fortificações existentes ao longo da fronteira oriental do Egito contra forças estrangeiras, vindas de, ou através da Palestina. E Hagar, grávida, "sem lenço e sem documento", sem nada! Sem qualquer proteção, sem alimento, em pleno deserto; durante o dia calor, sol ardente, areia escaldante... e à noite, vento, muito frio e grãos de areia batendo no corpo! No ventre um bebê! o filho de Abrão, filho do homem rico. Por cima, sem culpa alguma! Hagar se aproxima da muralha. E Hagar ouve o seu nome ressoando no ar!
-Hagar!!!!!!!Serva de Sarai!!!!! Hagar!!!!!!!
- De onde você vem? E para onde você vai?
-Quem sará que chama pelo meu nome em pleno deserto? Será que estou delirando?
-Hagar!!!!!!
- Não, alguém me chama, não estou delirando, mas... quem poderia ser?
Era o anjo do Senhor que a encontrara no deserto, junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. v.7
Hagar, certamente, ainda trêmula, de susto, fome e sede, responde:
-Fujo da presença de Sarai minha senhora. v 8.
E o anjo a aconselha voltar para a senhora, e humilhar-se sob suas mãos. Ela era serva. E seria ali que ela teria o sustento, alimentação para si e para o seu bebê. E Hagar obedece. 
O anjo faz-lhe uma promessa: v 10 - " multiplicarei sobre modo a tua descendência, de maneira que não será contada!" Disse mais o anjo do Senhor: Você está grávida! E o seu filho vai se chamar Ismael; porque o Senhor te acudiu na tua aflição.
Agora vem a palavra profética da parte do SENHOR:
"Ele será como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos e a mão de todos será contra ele". v 12.
Tem se cumprido como já falamos em parágrafo anterior.
Então ela invocou o nome do Senhor que lhe falava e disse: "Tu és Deus que vê; pois disse ela: não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?" v 13.


APLICANDO:


Deserto - Você já se sentiu no deserto? Quem sabe mesmo dentro da sua casa? No seu escritório ou em sua cama? Ouviu a voz do Senhor chamando pelo seu nome? E você também o chamou pelo nome querendo dele o socorro? E ele está nos vendo em todo lugar. E nos socorre quando o buscamos!


Sur - "MURALHAS" - muralhas servem para proteger e servem também para impedir. Barrar! Porém... podemos quebrar todas as muralhas pela fé em Jesus, e venceremos! Há "sur" em tua vida? Impedindo a tua inteira comunhão com Deus, impedindo o teu relacionamento agradável com a tua família, teus amigos, teus irmãos? Deixe que o Senhor desbarate cada muralha, cada , cada dificuldade, cada bloqueio... vai ao Senhor, ponha sua fé no Senhor! Ele desfará cada muralha!


Uma fonte -  O anjo fez Hagar enxergar a fonte de água no deserto no caminho de Sur. O anjo do Senhor é o próprio Senhor Jesus! Ele é a fonte! Vai! Bebe desta água! E rios de água viva fluirão de tua vida! AMÉM!






Postado por Osmarina (missionária,educadora,escritora.).
































Nenhum comentário:

Postar um comentário