quarta-feira, 23 de março de 2011

NA TEBAH DE DEUS

NA TEBAH DE DEUS.
A palavra Tebah, vem do hebraico. Significa arca ou caixa. Dá o sentido de segurança, guardado, protegido. Quando fala do sentido arca, está ligado à arca de Noé sendo levada pelas águas do dilúvio ou seja, flutuando sobre as águas. Tebah, lembra também um cesto ou baú com no caso do cesto onde foi colocado o bebê de Joquebede.
Vamos para o livro de Êxodo capítulos 01 e 02. 
No início do capítulo 01 encontramos os descendentes de Jacó que entraram com ele  no Egito no tempo de José seu filho como governador do Egito. José e todos os seus irmãos faleceram ali, mas, os seus descendentes foram fecundos e aumentaram muito e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles. (Êxodo 1: 1-7). 
Se levanta, ou seja, é colocado outro rei outro Faraó no Egito. v.8.
Este novo rei observa que a descendência israelita está crescendo muito, tornando-se muito numerosa e teme que essa gente tão numerosa possa se juntar a inimigos e vencê-los. Portanto o rei usa de astúcias para fazer fraquejar o povo de Israel.
E o rei usa de perseguições para com o povo de Deus.
1ª perseguição: 
E é estabelecido da parte dos egípcios, feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó cidades-celeiros, Pison e Ramessés. v 11.
Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos ilhos de  Israel. v. 12.
2ª perseguição: 
Lhes fizeram amargar a vida com dura servidão com barros e tijolos. 1:13 e 14. E lhes foi tirado a palha que usavam no fabrico dos tijolos, mas tinham que fabricar a mesma quantidade no mesmo espaço de tempo. Êxodo 5: 16-19. Porém os hebreus não fracassaram! 
3ª Perseguição: 
O rei Faraó ordena às parteiras do Egito, (Sifrá e Puá) que matem os bebês das hebréias ( se for filho) matar na ocasião do nascimento. ( veja Êxodo 1:21). Mas o rei não conseguiu desta forma, o que ele queria contra o povo de Israel! E perversamente concatenou uma outra astúcia contra os filhos de Deus!
4ª Perseguição: 
Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver. ( Êxodo 1:22).


Agora imagine a dor que experimentavam as mães hebréias ali no Egito! Era uma turbulência sem medida! E em meio a toda essa agonia, D. Joquebede, hebréia, da casa de Levi, esposa de Anrão também da casa de Levi... estava grávida! Se fosse uma menina estaria salva, mas não sabiam, poderia ser um varão; e... se o fosse, ela já estaria sentindo a dor da perda. Estaria vendo acontecer com o seu filho o que estava acontecendo com os filhos das suas irmãs hebréias. Era um horror! Os soldados a mandado do rei Faraó, o perverso Faraó, arrancavam os filhos dos seios de suas mães sem dó! Levavam-nos e lançavam no famigerado rio Nilo.
A sabedoria de uma mãe. 
Primeiro, ela teve uma idéia maravilhosa! Esconder o filho por 03 meses. Conseguiu; mas agora não dava mais! Uma criança de 03 meses de idade, chora alto, precisa tomar sol, tem que engatinhar... 
Em seguida vendo ela que não dava mais para esconder a criança, teve uma outra idéia que surgiu como um brilho, ou seja um  "insight" como denomina a psicologia; ou ainda um stalo como é divulgado pelos populares. De qualquer forma, veio de Deus. E D. Joquebede viu um cesto de junco onde poderia colocar o seu bebê e levar às margens do rio Nilo. Um cesto, uma caixa ou seja, uma tebah!
E D. Joquebede construiu o cesto, com talas de junco, betumou com betume, colando assim as fibras do junco para que a água do rio não penetrasse e não danificasse o seu bebê. Depois, passou piche, uma resina negra assegurando a proteção da criança. fechou o cesto com o bebê dentro e foi ao rio Nilo. tenho certeza que aquela mulher que confiava inteiramente no Deus de Israel, sabia orar; e certamente na hora da entrega total do filho aos cuidados do Senhor, ela deve ter orado nestes termos:
"Senhor! Aqui está o meu filho; seja feita a tua vontade. Eu já fiz a minha parte; tudo que eu podia fazer já fiz. Agora meu Senhor entrego-o totalmente a Ti! Se o Senhor quiser que os soldados o matem... que seja feito como o Senhor quiser, se o Senhor quiser que os soldados o encontre aqui e o matem, tudo bem! Mas, se o Senhor quiser que ele seja devorado por um crocodilo, que o seja, ou que seja levado pelas águas imundas do Nilo! Mas se o Senhor quiser, o Senhor pode livrá-lo. Aqui está Senhor! Seja feita a tua vontade! Somente a tua vontade!"
Deixou o bebê no carriçal à beira do rio.
Mirian a filha de Joquebede, ficou ali por trás dos juncos para ver o que iria acontecer com o seu querido irmão!
Todos os dias, a princesa, a filha do Faraó, vinha molhar-se nas águas do Nilo por serem águas sagradas para eles. Ao se aproximarem, a princesa e suas servas, viram aquele cesto nas águas, nas margens do rio. A princesa, manda que a serva o tome, e dentro estava um bebê chorando, o que muito comoveu a princesa. Ela vendo a formosura daquele bebê, falou: "Este é menino dos hebreus!" Mirian correu e oferece uma ama; ao que a princesa aceita e a menina vai chamar a própria mãe! (Aleluia!)
E a princesa o adotou!


APLICANDO: 
a) Joquebede segurou o filho o mais que pode! Porém, quando entregou o Senhor mandou o livramento. Onde está o seu Moisés? Que tipo de Moisés tem você? E como você está agindo? Tem segurado, segurado, escondido, ou já resolveu entregar inteiramente na mão do Senhor? Orar na vontade de Deus é deixar por completo na sua mão. É orar na dimensão vertical! Amém?
b) E o cesto? Feito d fibra de junco! O junco era uma planta muito usada no Egito para fabrico de barcos possantes que flutuavam no rio Nilo. Mas o cesto nos lembra a tebah arca de Noé onde o povo de Deus, ou a família de Noé que creu, e foi guardada! A tebah de fibra de juncos serviu para guardar o bebê Moisés. Guardou-o da morte pelos soldados do rei perverso.
c) As talas foram unidas com betume! O betume serviu para impedir que as águas impuras e cheias de maldições egípcias, prejudicassem a criança. Segurança. Que você mamãe saiba guardar o seu filho na caixa santa, na Tebah de Deus! Guarde-o das impurezas do rio do Egito que representa o mundo com toda a sua bagagem imunda de pecados. Cole a caixa vida do seu filho com o piche preciso da oração, do ensino da Palavra de Deus, do aconselhamento.


A BÊNÇÃO: 


A providência de Deus; manda a princesa que o toma e o adota, dando-lhe toda segurança. A inteligência da irmã e o seu altruísmo, tomando o lugar do outro, servindo, cooperando com sua mãe e tendo um resultado especial. A própria mãe passa a cuidar do filho, amamentá-lo, com toda liberdade e ainda sendo paga por esse trabalho.


O propósito de Deus. 


Levar Moisés a ser o libertador do seu povo!


Amém!










Nenhum comentário:

Postar um comentário