domingo, 22 de maio de 2011

A SAGA DE UM CASAL DE JOVENS HEBREUS.

UM CASAMENTO FEITO NO SENHOR.





Em forma de saga, veremos hoje, o romance fantástico de um par de jovens hebreus. Isaque e Rebeca.
Vamos encontrar essa narrativa em Gênesis 24:1-67.


I - DESTAQUES NESTE ROMANCE: (Acharemos na Palavra de Deus).


1º- Destaque: ( uma escolha com a bênção do pai). vs. 1-4.
      Uma escolha com a orientação do pai, mediante juramento do servo responsável por tudo em sua casa. "E jure pelo Senhor, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscará mulher para meu filho entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo". v3.


NOTA: Quem eram as filhas dos cananeus? Quem eram os cananeus? Eram os descendentes de Cão um dos filhos de Noé. Cão tinha um filho a quem chamou de Canaã. Daí, os cananeus. Uma gente que vivia na prática da desobediência a Deus. (Há outras raízes para cananeus).
Aplicando: As filhas dos cananeus, representa as filhas do ímpio. Do homem que não tem o temor do Senhor, que vive na prática do pecado e que não pode ser feliz nem vitorioso. Este é o homem que não pode ter uma descendência feliz. O Senhor tem suas recomendações específicas e santas para o casamento. E Abraão obedecia os preceitos do Senhor.
NOTA: Somos nós os pais que estamos com a devida responsabilidade de criarmos os nossos filhos  na obediência a Deus. Somos nós os pais os únicos responsáveis pela orientação dos nossos filhos. Uma orientação que se estenda a todas as áreas incluindo o casamento. Cabe a nós pais, inculcar nos filhos o espírito de obediência a Deus e a nós os pais. Assim, acatarão a nossa bênção e serão felizes.
Lógico! A nossa cultura é outra! Os tempos mudaram! Não faz sentido os pais atualmente determinarem o cônjuge para o seu filho ou filha, mas devemos orientá-los sob a Palavra de Deus, com a nossa palavra, com a nossa oração, com a nossa experiência. Façamos assim pais! E não esqueçamos que a oração tem valor indecifrável nesta questão. Comecei orar pelo casamento dos meus filhos, antes de tê-los. Orei pelo meus filhos antes de me casar! É!!! Foi assim mesmo! Enquanto eu orava para Deus me trazer um esposo  eu orava pelos meus filhos. Eu falei para o Senhor que me desse filhos que o amassem, que fossem obedientes, que amassem a Palavra do SENHOR, que tivessem o dom da música, que tivessem o prazer de servir ao Senhor em sua Seara. Deus me deu o marido (pastor). Deus nos deu 03 filhos: São amáveis, temem ao Senhor, amam a sua casa, seu trabalho, tem ministério, são pastores louvado seja Deus! Amam a música e servem ao Senhor através da mesma. Louvado seja Deus! Toda honra, toda glória, toda adoração seja dada ao Senhor a quem é devido.
Pais! Se empenhem ao interesse pelos seus filhos! Em todas as áreas! Acompanhem-os sem fronteiras, amem-os, sentem juntos, conversem com eles, troquem idéias, ouçam-nos! Valorizem os seus filhos meus amados pais e sejam exemplos fiéis como verdadeiros cristãos!
Fico muito feliz porque sou a mãe duas vezes dos meus três filhos. Eu sentei junto de cada um, contei histórias lindas e ilustradas da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, eles ouviram com prazer.... um dos três aceitou de imediato (03 anos e meio), os outros dois deram-me primeiro um grande susto. Mas aceitaram, fizeram a suas entregas ao Senhor. (Quer ver essa experiência? acesse http://osmarinaposteridadebenditadosenhor.blogspot.com/) Está sob o tema: "Duas vezes mãe dos meus filhos".
Especialmente você mamãe, senta junto do teu pequenino! Conta uma história! Repassa o amor de Deus! Repassa todo conhecimento da Palavra divina! ( claro! De parte em parte! repassa com o teu testemunho!) E o Senhor há de abençoar, é promessa.

2º Destaque: (cuidado!)  vs.05-06.


              _ E se a mulher não quiser vir? Falou o servo incumbido desta missão.
              _ Levarei o teu filho de volta à terra de onde vieste?
              _ Cuidado! Não deixe o meu filho voltar para lá! Foi o Senhor Deus quem me tirou dali. Da casa de meu pai. Foi Deus quem me prometeu que (sob juramento) que à minha descendência daria esta terra... (NVI) CUIDADO!
Cuidado! Cuidado meus filhos! Cuidado! Muito cuidado com essa escolha! Deixa o Senhor te direcionar! Esteja em oração! Espera no Senhor! Ele tem o melhor para os seus filhos! A obediência à Palavra de Deus e aos pais é fundamental!
Você observou o grau intensivo de obediência de Abraão? A lembrança fantástica deste homem? 
Veja o verso 07! "o Senhor que me tirou da terra  de meu pai...prometeu sob juramento que à minha descendência daria esta terra!"
- Como deixar que esta minha descendência volte para a terra dos meus pais de onde o Senhor me tirou?
-Não Eliezer! Não levas o meu filho para lá. Ali há um povo que não sabe o que significa temer ao Senhor; uma gente que adora a outro deus, não ao Deus a quem é devido toda glória, toda adoração, toda honra!
Para a minha posteridade Eliezer, desejo uma gente cujo Deus é o Senhor. Uma gente Eliezer, que ame e obedeça os preceitos do Senhor. E para que a minha posteridade seja uma posteridade saudável, que ande nos caminhos do Senhor, que obedeça os preceitos divinos, temos de nos importar com ela. Temos que cuidar desta geração! Temos que repassar para ela os bons costumes, o ensino santo e verdadeiro. Temos que nos assentar junto a ela (a geração), e ter a devida disposição de repassar para ela o ensino da Palavra do Senhor.Assim, Eliezer, estaremos amando de jeito certo, a nossa posteridade e encaminhando-a para o bem. Assim estaremos amando a nossa posteridade com amor inteligente! Com amor saudável! Um amor que fundamentará a vida deles. Um amor que alargará a tenda trazendo raízes profundas que serão fincadas com sabedoria, ampliando os horizontes do temor a Deus,  promovendo vida cristã, refinando a capacidade e a prontidão para a obediência. 
-Certamente, meu senhor, certamente! Falou o mordomo de Abraão, depois de refletir cada palavra do patriarca. E sob juramento se responsabiliza pela missão delicada de trazer uma esposa para o filho do seu senhor. (Isaque).
Aplicando: Não deixa o teu filho voltar para o mundo, o pecado, de onde você saiu. Firmeza nas promessas do Senhor! Ajude o seu filho enxergar o perigo de casar-se fora do propósito de DEUS! Pais e mães precisam tomar a responsabilidade de orientar os filhos desde cedo para não caírem na desobediência. 


3º Destaque: (o anjo do Senhor irá adiante de você.)  (v.07b-08).


A responsabilidade do servo de Abraão, era sobre modo grande e fina! E ele estava preocupado. 
-Se a moça não quiser vir? O que vou fazer? 
-Você estará fora da sua responsabilidade meu servo! 
_ Não se preocupe. O Senhor,enviará o seu anjo adiante de você para que de lá traga uma mulher para o meu filho. (Mas não leve o meu filho para lá!).
Aplicando: Quando o anjo do Senhor vai adiante de mim, de ti, diante do teu negócio, diante da tua decisão, diante da tua escolha, faz diferença! 
Jovem! coloca o Senhor  adiante do teu namoro! Coloca o anjo do Senhor! Quem é o anjo do Senhor meu caro jovem? Quem é? É o próprio Senhor Jesus! Deixa que ele vá adiante!
Quando o anjo do Senhor vai adiante veja a diferença:
a)Ele abre o caminho por onde devemos seguir.
b)Ele nos iluminará.
c)Ele nos mostra como e a quem devemos escolher, ou seja...
d)Ele faz a escolha certa por nós e para nós.
e)Ele nos faz enxergar na pessoa do nosso relacionamento, as qualidades coerentes, e as qualidades negativas com as quais precisamos tomar muito cuidado.
Nota: Não pratique o que o anjo não praticaria. Não ande de acordo com os seus pensamentos, nem de acordo com a vontade da tua carne! Não se comporte de forma que você não se comportaria diante do anjo do Senhor. Ele está em todo lugar! 
Lembrete: Satanás é o nosso inimigo. Ele é a força antagônica de Deus. Ele sempre quer para nós o contrário de Deus. Cuidado!


4º Destaque: (jurou cumprir aquela palavra) v 09-10.


-Pois não meu senhor, pois não.
-Agora  Eliezer, ponha a sua mão aqui embaixo da minha coxa para que o juramento seja confirmado.
(Então o servo pôs a mão debaixo da coxa de Abraão, seu senhor e jurou cumprir aquela palavra. v.9 ).
- Como faremos esta viagem senhor?
-Sim meu servo, toma 10 camelos, alguns servos para seguirem contigo, e presentes para a noiva e para sua família.
-Tudo pronto! Partiremos à Mesopotâmia agora.
E assim Eliezer o mordomo de Abraão seguiu a Mesopotâmia, em direção à  cidade onde Naor tinha morado.
Aplicando: ...E jurou cumprir aquela palavra... Palavras!
Palavras... são de uma importância magnífica. Infelizmente há os que não levam a sério o valor que tem a palavra. 
Palavras têm poder! Especialmente quando somos autoridade. Os pais por exemplo, não devem proferir qualquer tipo de palavras com os seus filhos. Palavras têm poder. Palavras podem abençoar ou amaldiçoar! Sério! 
Palavras devem ter firmeza. Quando falamos algo, precisamos honrar o que estamos falando! e analisar se somos capazes de cumprir o compromisso que estamos assumindo. 
Há os que falando se comprometem facilmente, e logo em seguida agem como esquecidos. Por exemplo: Em nossa terra, Brasil, é muito fácil alguém se comprometer em está em sua casa tal hora, ou tal dia, e depois nem fala, nem vai nem se preocupa com o que falou. Parece tudo muito normal! Não é! É prejudicial, provocante até. Lembro quando caí numa falha destas. Uma pessoa muito querida, da família, me fez o convite para um almoço. Seria numa sexta feira quando eu estaria voltando de uma fazenda e passando pela cidade onde ela morava. Cheguei naquela cidade, quase meio dia. Eu realmente estava tão cansada, sem disposição alguma de me deslocar da casa onde eu ficaria até viajar mais tarde, que caí numa rede e dormi. Ao acordar era tarde. Estávamos sem telefone, a casa era distante uma da outra, e nem fui nem fiz o jeito indispensável de mandar avisar que não ia. Parecia que algo me prendia e não me deixava agir. Mas não consegui esquecer que eu estava errada. Viajei. Todo tempo lembrando do mau procedimento. Estivesse eu cansada ou não, estivesse eu doente ou não, o certo seria ir lá ou mandar alguém para avisar. Tive um remorso tão forte que nunca esqueci. Para mim foi uma brutalidade. Agir desta maneira com uma pessoa querida, amável, da família? Não tem outro nome. É brutalidade sim! Me arrependi, pedi perdão a Deus, mas não esqueci. Também não farei nunca mais tamanha falha. Minhas palavras? O valor das minhas palavras, onde ficaram? Palavras! Precisamos honrá-las.


AO CAIR DA TARDE. (vs 11-49).


Não sabemos quantos dias passaram viajando até chegar a Mesopotâmia, terra onde Naor tinha morado. Sabe-se que  Eliezer chegou ali ao cair da tarde. v. 11.
Ao cair da tarde!
A missão estava prestes a se cumprir. Às vistas mas sem lucidez, estava a noiva de Isaque, escolhida por Deus!
Não resta dúvidas, é um momento romântico. Ao cair da tarde, sol amenizado, calor da terra mesopatâmica diminuído, presença de um poço,ajuntamento de ovelhas, cheiro de terra molhada, cheiro de mato impregnado nas ovelhas, cheiro que se confundia com o cheiro de leite das mamas lambuzadas com  leite  sugado pelos cordeiros. Por cima, a presença de jovens pastoras conduzindo os rebanhos dos pais pra dessedentar. Era o costume da época na cultura daquela gente.
                          Entre essas pastoras, encontrava-se uma moça vestindo roupa característica, saias sobre saias, finas e de uma estampa modesta, com detalhes em outras cores como seja as mangas bufantes presas ao meio do braço com fitas delicadas de algodão ou linho em cores vivas combinando com a parte estampada. Mais parecia uma princesa dentro de vestes camponesas! De faces coradas como romã, cútis bronzeada pelo sol da Mesopotâmia.  O servo de Abraão esteve em oração próximo ao poço! 
-"Senhor, concede que a jovem a quem eu disser:  Por favor incline o seu cântaro e dê-me de beber,e ela me responder: 'Bebe. Também darei água aos teus camelos, seja essa a que escolheste para teu servo Iaque. Saberei assim que foste bondoso cm o meu senhor".
 Antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, ...trazendo no ombro o seu cântaro.
A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou. ( Gênesis 24:14;15). A menina aproximando-se do homem forasteiro, olha-o e o escuta pedir-lhe água.

-Por favor, dê-me um pouco de água do seu cântaro!
- Beba meu senhor, disse ela, e tirou rapidamente dos ombros o cântaro e o serviu. (Depois que lhe deu de beber, disse: "Tirarei água também para os seus camelos até saciá-los".
 Assim ela esvaziou depressa o seu cântaro no bebedouro e correu de volta ao poço para tirar mais água para todos os camelos. 24:20.
Sem dizer nada,  o homem a observava atentamente para saber se  o Senhor tinha ou não coroado de êxito a sua missão.
E certamente ela desceu os batentes daquele poço por várias vezes segurando o vaso no ombro. Era a resposta da oração do mordomo de Abraão ao chegar no poço. Ele havia pedido a Deus que indicasse a moça que seria a noiva do filho do seu Senhor, através de sua presteza, oferecendo-lhe água e aos seus camelos . Aconteceu exatamente como ele havia pedido.
Quando os camelos acabaram de beber, o homem deu à jovem um pendente de ouro de sei gramas e duas pulseiras de ouro de cento e vinte gramas, e perguntou:
-De quem você é filha? Diga-me, por favor, se há lugar na casa de seu pai para eu e meus companheiros passarmos a noite.
-Sou filha de Betuel, filho de Milca mulher de Naor, irmão de Abraão. Respondeu ela; e acrescentou: Temos bastante palha e forragem, e também temos lugar para vocês passarem a noite..
-Está explicado. Falou Eliezer, o servo de abraão. O anjo do Senhor veio adiante de mim!
Então o homem (Eliezer), curvou-se em adoração ao Senhor, dizendo: Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor.
Raquel voltou para casa correndo e de tão surpresa, não convidou sequer o homem para acompanhá-la.
Sabe-se que o irmão veio em busca deste senhor que havia agraciado Raquel com as jóias. Levou-o para casa e o hospedou.


(postagem em construção...)


Um comentário: