sexta-feira, 19 de outubro de 2012

QUEM É JEREMIAS?



JEREMIAS


Jeremias  foi profeta e sacerdote. Filho de sacerdote também. Sacerdote Hilquias. 
Autor do livro que tem o seu nome. Este livro conserva um relato do ministério profético de Jeremias, cuja vida e lutas são conhecidas em maior profundidade e com mais pormenores que as de qualquer outro profeta do V.T. O significado do seu nome é incerto. Entre as possibilidades estão: "o Senhor exalta" e "o Senhor estabelece", porém uma proposta mais provável é o "Senhor lança", quer no sentido de "jogar" o profeta a um mundo hostil, quer no de "derrubar" as nações como forma de juízo divino pelos pecados delas.
Sua terra natal - Anatote.

Não se sabe quando e como Jeremias morreu; segundo a tradição judaica, no entanto, enquanto morava no Egito foi executado por apedrejamento (v. Hb 11.37).



Enquanto estudamos o livro do profeta Jeremias, podemos ver o quanto o povo de Deus foi ingrato com o Senhor. 
Sabe-se que Judá e Jerusalém estava em desobediência ao Senhor e o Senhor fala ao profeta que Ele havia separado para este ministério, antes  do seu nascimento e o separou no ventre de sua mãe e o designei profeta às nações. (Jer.1.4-5).

Jeremias teme enfrentar o povo no seu pecado e se desculpa de ser muito jovem. v.6. 
O Senhor o encoraja e diz: "A todos a quem eu o enviar , você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenhas medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo." - (Jeremias 1.7).

1- O SENHOR ESTENDEU A SUA MÃO. (1.9-10).

Quando o Senhor estende a sua mão algo sobrenatural acontece.
Com Jeremias deu-se o seguinte:
a) - Ele tocou em sua boca.
      Deus tocou na boca de Jeremias para purificá-la e repassar-lhe autoridade, afim de poder sair e fazer a sua obra profética ao povo de Israel que estava em desobediência.  Tocou a boca e disse: 
b)- Ele pôs as suas palavras na boca de Jeremias-(v.9).
c)- Ele deu autoridade a Jeremias sobre nações e reinos, para:    
               * arrancar
               * despedaçar
               * arruinar
               * destruir 
               * edificar e
                       *  plantar.

- Autoridade para arrancar: O Senhor fala ao profeta para que ele anuncie a sua Palavra sendo profeta primeiramente da calamidade. Portanto arrancar - despedaçar - arruinar - e destruir, formam dois pares de verbos negativos, ressaltando que Jeremias deveria ser principalmente profeta da calamidade, mas o último par é positivo - mesmo que apenas de modo secundário. 
Veja: O primeiro verbo ("arrancar"), é antônimo do último ("plantar"), e exatamente metade dos verbos ("despedaçar", "arruinar", "destruir") são antônimos de "edificar".


Nota: No N.T. o Senhor Jesus Cristo fundou a sua Igreja e determinou através de Paulo os ministérios.
Em Efésios 4.11-12 vamos encontrar a distribuição, ou seja, as indicações dos ministérios.
11. " E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres; 12. com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo."
Achei super interessante a ideia que alguém teve de fazer uma sábia comparação e relação de cada ministério aos dedos da nossa mão.
Dedo mínimo - é o mestre. Pequeno, porém muito sábio. "nos menores frascos estão os melhores perfumes".
Dedo anular (anel), Pastor - requer cuidados. É o dedo do compromisso.
Dedo médio - O evangelista. É o maior, alcança mais!
Dedo indicador - é o profeta. Aponta. O profeta recebe de Deus a Palavra e tem que proferir, tem que indicar, o certo ou o erro.
Dedo polegar - é o apóstolo. Calma, fala como pai, considerando. Muito juízo!
Nota:
        Ao profeta é dado uma tarefa árdua!
Jeremias sofreu muito! E como já falamos, segundo a tradição judaica, ele foi apedrejado no Egito enquanto morava ali.

d) Ele deu visões:

O QUE VOCÊ VÊ JEREMIAS?
Vejo o ramo de uma amendoeira respondi. v.11.


Essa pergunta, muitas vezes é proferida pelo Senhor ou pelo seu representante, para introduzir uma visão profética.
Vigiando: Assim como a amendoeira é a primeira a florescer no ano, significa "acorda" cedo - significado presente na palavra hebraica traduzida por "vigiando", também o Senhor está sempre  vigilante para garantir que sua palavra seja cumprida.



Uma amendoeira com suas amêndoas. Seu fruto.

E o Senhor falou novamente:
- O que você vê?
- Vejo uma panela fervendo; ela está inclinada do norte para cá. Falou Jeremias.
E o Senhor falou: "Do norte se derramará a desgraça sobre todos os habitantes desta terra."

Esta gente desobedeceu ao Senhor e o rejeitou, adorando deuses falsos. E o Senhor os puniu com justiça.
"Pronunciarei a minha sentença contra o meu povo por todas as suas maldades, porque me abandonaram, queimaram incenso a outros deuses, que as suas mãos fizeram ... (veja mais, vs 17-19)." 

2) - A INFIDELIDADE DE ISRAEL - (2.1-...).

a) A apostasia do povo de Deus.(cap. 2-5).
     Esse é o tema básico. A apostasia que inevitavelmente provoca o castigo o castigo divino mediante a invasão estrangeira. (cap. 06).

b) O Senhor permite que seja usadas figuras de linguagem pitorescas para retratar vividamente a apostasia e a iniquidade do seu povo. (2.1-3.5).

c) A palavra vem relembrando o tempo quando o seu povo era fiel. FIDELIDADE. A palavra hebraica assim traduzida refere-se ao grau mais íntimo de lealdade, amor e fidelidade que possa existir entre duas pessoas ou entre um indivíduo  e o Senhor. A expressão jovem: como noiva. Israel no início de sua história, desfrutara de um relacionamento íntimo e cordial com o Senhor, muitas vezes apresentando figurativamente como marido de Israel (3.14; 31.32; Isa 54.5; Os 2.16).
Você me amava. Mas depois, o povo de Deus deixou-o, passou a amar "deuses estrangeiros" (v 25) e abandonou, de  modo trágico, o seu primeiro amor (Ap 2.4).
Me seguia. Mas depois seguiu "ídolos sem valor"(v. 5,8).

d) Relembrando quando eram santos ao Senhor. (2.3).
     Um povo dedicado a ele e ao seu serviço. (Êxodo 3.5; Lev. 11.44; Dt 7.6).
e) São comparados com os primeiros frutos.
     Assim como os melhores dos primeiros frutos das colheitas de Israel deviam ser apresentados ao Senhor (Êxodo 23.19; Nm 18.12; 2Cr 31.5; Ez 44.30), também o próprio povo era o seu primeiro tesouro, o mais precioso (Tg 1.18; Ap 14.4).
f) Assim diz o Senhor. E a Palavra do Senhor é introduzida por meio do profeta. (Veja o que o Senhor falou através de Jeremias em todo o decorrer dos capítulos 2;3-5).

E O SENHOR CONTINUA FALANDO PARA O POVO ATRAVÉS DE JEREMIAS.

Deus fez sinais, Deus fez revelações de muitas maneiras, para que a sua Palavra proclamada pelo profeta, fosse compreendida. E o Senhor falou: "Vocês me ouvirem e me obedecerem, eu me arrependerei do mal que eu tenho propositado para eles".
Mas o povo não o atendeu. Condenaram ao profeta e o perseguiram.

Mensagens que o Senhor enviou ao povo por meio de Jeremias:

*- A aliança quebrada:
     "Ouça os termos desta aliança; e repita-os ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém. Diga-lhes que assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Maldito é aquele que não obedecer aos termos desta aliança, os quais ordenei aos antepassados de vocês, quando eu os tirei do Egito, da fornalha de fundir ferro. Eu disse: Obedeçam-me e façam tudo o que lhes ordeno, e vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus".
Mas essa gente não ouviu ao Senhor, e quebrou a aliança.
O Senhor sempre tratou o seu povo através de alianças.
NOTA: "Aliança significa pacto ou tratado entre indivíduos, partidos, povos ou governos. (mini dicionário Houaiss)."
Várias eram as formas de Deus manifestar seu contrato com seu povo. Porém a ideia de separação, rompimento e corte era sempre presente.
a) Com Noé:
Deus separou a família de Noé e os fez refugiados na arca. Em Gênesis 6.18 lemos Deus dizendo: "Contigo estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e tua mulher e teus filhos e as mulheres dos teus filhos". 
b) Com Moisés, o Senhor faz a separação do sétimo dia para ser santificado.
c) Já no Novo Testamento vemos que a nova aliança é simbolizada no batismo e na ceia do Senhor. Representam a unidade no corpo de Cristo Jesus, como símbolo da verdadeira Igreja. (Mat. 26.26-29; 28.18-20).
O senhor usa de figuras, símbolos e revelações para Jeremias levar sua Palavra de um modo mais compreensivo ao povo.

O CINTO DE LINHO.

* - O cinto de linho. E o Senhor envia a lição do cinto de linho. 
      Jeremias, 13.1-11.
Deus manda Jeremias comprara um cinto de linho e colocá-lo em volta de sua cintura.
Jeremias faz como o Senhor mandou e dias depois o Senhor manda que o cinto seja retirado de sua cintura e manda que ele vá ao Eufrates e o enterre ali, ou esconda-o numa fenda de uma rocha.
Jeremias obedece ao Senhor. Depois e muitos dias o Senhor Deus manda que  ele vá ao Eufrates e pegue o cinto lá de onde estava escondido. Jeremias foi. "O cinto estava podre e se tornara completamente inútil". (Jer. 13.7b).
E o Senhor dirigiu a palavra a Jeremias e falou:
"Este povo ímpio que se recusa a ouvir as minhas palavras, que age segundo a dureza dos seus corações, seguindo outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los, que este povo seja como aquele cinto: completamente inútil."
Qual é o teu ídolo?
Nem sempre o ídolo na vida de alguém se refere à imagens de escultura feitas de madeira, prata, ouro ou bronze.
Tu tens um ídolo na tua vida?
Um ídolo se constitui de qualquer situação que te leva a colocar algo no lugar do Senhor.
Se tu deixa de servir a Deus para dar o teu tempo ao lazer... o teu lazer torna-se um ídolo. E assim... qualquer outra situação: cuidados exagerados com a família a ponto de deixar de ir ao trabalho de Deus, as festas mundanas de qualquer natureza, vícios, ou o teu orgulho pessoal.

Precisamos tomar muito cuidado com os ídolos, tanto quanto com o"EU", se a Natureza Velha (o "EU"), toma lugar na minha vida, Cristo fica fora. No coração do homem só há lugar para um. Ou Cristo ou o "EU".

Que Deus nos fortaleça!




Postado pela Miss. Osmarina Rosa Rodrigues.










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