quarta-feira, 20 de março de 2013


CIDADE ANTIGA DE CORINTO

ESTUDANDO AS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO AOS CORÍNTIOS.

CORINTO - cidade do Período Apostólico e cidades célebres. A cima vemos a imagem da cidade antiga de Corinto. Era a capital da Acaia localizada no município da Grécia.
CORINTO - foi uma das cidades mais orgulhosas, ricas e perversas do mundo antigo.
Em seus arredores havia terras férteis onde cresciam oliveiras, parreiras, tamareiras e outras árvores frutíferas.
CORINTO - a cidade antiga foi destruída no ano de 146 a.C. por Mumius, o cruel líder romano, que enviou carregamento de esculturas  quadros  e de outros tesouros artísticos de Corinto para Roma.
CORINTO - foi reconstruída no ano de 46 a.C. por Julio Cesar. (Fonte: Arqueologia da cidade de Corinto - www.santovivo.net/ ).

 I Coríntios. Carta do apóstolo Paulo. (autor). Paulo é reconhecido como autor desta carta, tanto na própria carta (cap.1.1 e 2; 16.21), como pelos primeiros pais da Igreja.
Essa carta foi escrita quando o apóstolo se encontrava em Éfeso onde ficou por uma temporada de três anos. Já no final desta temporada escreveu  a carta.
Capítulo 1.1,2 - "Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, á igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamento com todos os que em toda  parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso."
Capítulo 16.21 - "Eu, Paulo, escrevi esta saudação e próprio punho".

Em Corinto havia na época, cerca de 12 templos, que infelizmente nos mesmos era cultuado diversos deuses. Entre esses estava o templo dedicado a Afrodite, a deusa do amor (prostituição religiosa).
NOTA. A imoralidade de Corinto torou-se tão amplamente divulgada que o verbo grego "CORINTIANIZAR" veio a significar "praticar imoralidade sexual".

Diante destes problemas e tormentos atingindo a Igreja de Corinto, Paulo é conduzido pelo Espírito Santo a escrever aos Coríntios.

CONTEÚDO: 

1) I Coríntios é uma carta de aconselhamento.
                           * Trata dos problemas da igreja.
                           * Tira as dúvidas dos irmãos daquela igreja.
2) Deu instruções acerca dos dons espirituais, lembrando que o que profetiza fala aos homens para edificação.
3) No capítulo 13, abre um parêntese e traz  um poema sobre o amor (em grego amor ágape).
4) O Apóstolo faz uma advertência contra a imoralidade sexual e uma orientação a cerca do casamento.
5) Em seguida trata da importância da celebração da Ceia do Senhor.
6) Entra sobre a ressurreição dos mortos. Profundo! (Entendemos bem quando vemos os versos 45-49 do capítulo 15).
7) Chegamos ao capítulo 16.
                    a) Paulo abre o capítulo recomendando sobre a coleta que os irmãos costumavam fazer afim de colaborar com o trabalho de Deus como fica claro sobre o envio de homens à igreja em Jerusalém. vs 1-4.
                          b) Faz alguns pedidos pessoais vs 5-18. ( Aqui, eu, pessoalmente vejo estampado a intimidade de Paulo com esses irmãos a quem ele ensinava, orientava e advertia. "...talvez eu permaneça com vocês durante algum tempo, ou até mesmo passe o inverno com vocês, para que me ajudem na viagem, onde quer que eu vá. Desta vez não quero apenas vê-los e fazer uma visita de passagem; espero ficar algum tempo com vocês, se o Senhor permitir"). Que coisa linda! Quanto carinho, quanta intimidade, quanto cuidado! Prossegue e se refere a Timóteo quando manifesta  de maneira carinhosa os cuidado com esse jovem que também fora chamado por Deus para servi-lo como pastor. NOTA. Leia com calma os versos 10 e 11. (... ele trabalha na obra do Senhor como eu. Portanto ninguém o despreze. Ajudem-no a prosseguir viagem em paz, para que ele possa voltar a mim. Eu o estou esperando com os irmãos"). No verso 12 se refere ao  irmão Apolo.

Nos versos 15-18, ele faz recomendações especiais sobre a maneira como  devem tratar os irmãos que foram os primeiros alcançados em Corinto.
8)Saudações finais. VERSOS 19-24. 
                     a)Abençoa os que estão dispostos a seguir em obediência ao Senhor. 
                     b) Lança fortemente uma maldição no v.22 aos que não amam ao Senhor.

Nota:
E os versos 13 e 14? É a nossa conclusão.
"Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor".

1) Vigilantes.
                O que significa dizer; observe com atenção, controlar, cuidar com atenção, velar. Verificar se algo está se realizando como previsto. 
E nos perguntaríamos: 
 - Estou andando realmente de acordo com a vontade de Deus?
- Estou me alimentando da Palavra de Deus como Ele tem me ensinado que o faça?
- Estou cumprindo os meus deveres como um cristão autêntico?
- Estou sendo fiel?
2)Firmes na fé.
                        - Não se trata da fé confiar absolutamente no Senhor.
                        - Trata- se da fé que um dia professei para minha salvação. 
                        - Não nos desviar.
3) Homens de coragem.
                Faz algum tempo, quatro missionários vieram da América do Norte para a América do Sul. Eles  queriam evangelizar os índios. Todavia, os índios daquela aldeia, foram muito cruéis e os amarram e os mataram.  Sabendo que seriam mortos pediram aos índios que os permitissem cantar uma canção antes que eles os executassem. E os índios permitiram. Eles cantaram:

                                         "AMOR QUE POR AMOR DESCESTE"

1. Amor que por amor desceste! 
    Amor que por amor morreste!
    Ah! Quanta dor não padeceste
    Minh'alma vieste resgatar
    E meu amor ganhar!

2. Amor, que com amor seguias!
    A mim, que sem amor tu vias!
    Oh! Quanto amor por mim sentias,
     Eterno Deus, Senhor Jesus,
    Sofrendo sobre a cruz!

3.Amor que tudo me perdoas!
   Amor que até mesmo abençoas!
   Um réu de quem Tu Te afeiçoas
   Vencido, ó salvador, por Ti,
   Teu grande amor senti!

4. Amor sublime que perduras,
    Que em Tua graça me seguras,
    Cercando a mim de mil venturas
    Aceite agora, ó Salvador,
    O meu humilde amor! 

4) FORTES:

       - Encorajados
       - Dispostos.
       - compromissados.

5) FAÇAM TUDO COM AMOR:

 Como os missionários acima citados, como o apóstolo Paulo, como o próprio Senhor Jesus Cristo.
Que Deus nos abençoe ricamente!


Estudo ministrado na Ireja Cristã Renovo. Fortaleza 19/03/2013.
Postado pela Miss. Osmarina Rosa Rodrigues.





Nenhum comentário:

Postar um comentário